Perigo

Vistoria identifica veículos escolares com pneus irregulares e motoristas sem curso para transportar estudantes, na Paraíba

Na vistoria, foi observado que, de um total de 132 veículos fiscalizados, 84 receberam aprovação, o que corresponde a aproximadamente 63%.

vistoria, Detran-PB, Ministério Público, transporte escolar

Durante a vistoria, foram observadas irregularidades como a pneus sem condição de tráfego.

Após vistoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) e Ministério Público da Paraíba (MPPB), 48 veículos escolares foram reprovados durante o processo referente ao primeiro semestre de 2024. De um total de 132 veículos fiscalizados, 84 foram aprovados, o que corresponde a aproximadamente 63%.

As vistorias são realizadas desde 2013, reunindo ônibus, vans e automóveis. No sábado passado (13), a fiscalização ocorreu simultaneamente nas Ciretrans de Conceição e Teixeira, envolvendo os transportes escolares de 14 municípios. Neste domingo (14), a vistoria foi realizada em João Pessoa e Santa Rita, englobando os veículos de seis cidades.

O coordenador de Fiscalização do Transporte Escolar do Detran-PB, Dilo Alves, explicou que os veículos reprovados podem fazer as devidas correções e solicitar uma inspeção extra, fora do calendário pré-programado.

“Os itens que mais reprovaram no quesito veículos foram: pneus sem condições de tráfego, extintores vencidos e assentos danificados. Já no tocante aos motoristas, a maioria trafega sem comprovação do curso específico de condutor de transporte escolar”, esclareceu Dilo.

Duas equipes de vistoriadores do Detran-PB participaram da fiscalização. Compostas pela autarquia de trânsito, em parceria com o MPPB e demais órgãos envolvidos, elas atuarão nos finais de semana até junho deste ano. Em maio, será divulgado o calendário para o segundo semestre.

A fiscalização é feita pelo Detran, com o apoio do MPPB, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Instituto de Metrologia e Qualidade (Imeq). Dando continuidade ao calendário, as próximas inspeções serão realizadas nos dias 27 e 28 deste mês, nos municípios de Cuité, Mamanguape e Sapé.

Com assessoria.

Confira também

VÍDEO: culto termina em confusão após mulher acusar religioso de ‘estar em pecado’, na Paraíba

 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Tempestade deixa rastros destruição e alagamentos em Campina Grande

2

Paraíba

Bar do Cuscuz é multado em mais de R$ 9 mil por jogar esgoto em praia de João Pessoa

3

Paraíba

Morre policial militar baleado durante briga com vizinho em Bayeux

4

Paraíba

Saúde confirma quarta morte por chikungunya e quinta por dengue, na Paraíba; estado tem 187 cidades em alerta

5

Paraíba

Correios recebem doações para vítimas das enchentes e pede que população paraibana priorize doar itens secos