Saúde

Quase 500 crianças são registradas por dia sem o nome do pai no Brasil

Os dados são da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen​).

Quase 500 crianças são registradas por dia sem o nome do pai no Brasil

Conforme o levantamento, entre 2016 e 2021, foram 16 milhões de nascimentos no país, sendo 859,3 mil (5,33%) registrados sem o nome do pai. — Foto:reprodução

Por dia, uma média de 470 crianças foram registradas sem o nome do pai na certidão de nascimento, nos últimos cinco anos no Brasil. Os dados são da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen).

Conforme o levantamento, entre 2016 e 2021, foram 16 milhões de nascimentos no país, sendo 859,3 mil (5,33%) registrados sem o nome do pai.

A associação destaca que o registro de nascimento, quando o pai é ausente ou se recusa a realizá-lo, pode ser feito somente com o nome da mãe.

Ao registrar a criança, a mãe pode indicar o nome do pai ao cartório, que inicia um processo de reconhecimento judicial de paternidade. Órgãos como o Ministério Público e a Defensoria Pública também trabalham para garantir o direito ao reconhecimento paternal.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Justiça dá 48 horas para YouTube remover vídeo em que Lula pede votos a Boulos

2

Brasil

Barragem estoura e deve causar enchente de até 4 metros em três municípios do Rio Grande do Sul

3

Brasil

Presidente do PSDB nacional diz que “houve um equívoco” do partido em ação contra Adriano Galdino e sigla vai desistir do processo

4

Brasil

VÍDEO: teaser de ‘O Auto da Compadecida 2’ é divulgado

5

Brasil

Hoje: INSS começa a pagar 13º antecipado a quem recebe acima do mínimo