Paraíba

ALPB aprova título de cidadão paraibano para jornalista Laerte Cerqueira

A proposta, de autoria do deputado Raniery Paulino (Republicanos), foi aprovada por unanimidade nesta terça-feira (2).

ALPB aprova título de cidadão paraibano para jornalista Laerte Cerqueira

O jornalista Laerte Cerqueira — Foto:Divulgação

A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou nesta terça-feira (2) a concessão do título de cidadão paraibano para o jornalista Laerte Cerqueira. A proposta, de autoria do deputado Raniery Paulino (Republicanos), foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária que marcou a reabertura dos trabalhos na Casa.

“É uma pessoa que nos orgulha como profissional e eu tenho uma relação pessoal de amizade e apreço pela sua militância, pelo seu trabalho e enquanto cidadão”, destacou Raniery Paulino. Segundo ele, Laerte tem trabalhado pela comunicação na Paraíba como jornalista, repórter, editor, comentarista político e professor de mestrado em jornalismo da UFPB. 

“No cenário de incertezas em que vivemos, a comunicação tem sido crucial para o enfrentamento dos desafios que estão postos, sobretudo a desinformação”, afirmou.

O presidente Adriano Galdino (Republicanos) também destacou seu respeito ao jornalista como profissional e cidadão, antes da aprovação da proposta.

Homenageado

Laerte José Cerqueira da Silva é baiano e chegou a Paraíba em 1999 para cursar comunicação social pela Universidade Federal da Paraíba, com habilitação em jornalismo. Logo após a conclusão em 2003, fez especialização em Jornalismo Cultural (FIP); Mestrado em Letras (UFPB) e Doutorado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, com estágio doutoral na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, Espanha. É autor do livro: A Função Pedagógica do Telejornalismo.

Atualmente, trabalha nas TVs Cabo Branco/Paraíba, afiliadas da TV Globo. É editor e comentarista político da TV Cabo Branco e da rádio CBN, assinando também o blog de política (Conversa Política) no Jornal da Paraíba e ancora podcast no Papo Político da CBN Paraíba.

Na educação, é professor do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Pesquisador do Núcleo de Jornalismo e Contemporaneidade da UFPE, do grupo Jornalismo Audiovisual Expandido (UFPB) e integrante da Rede de Pesquisadores em Telejornalismo (RedeTelejor).

Laerte Cerqueira tem experiência em assessoria de imprensa de empresas públicas e privadas; foi professor substituto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do curso de Comunicação Social, habilitações de Rádio/TV e Jornalismo (2007 a 2008/ 2018 a 2019).

Também, lecionou na Especialização em Telejornalismo, Mídias Digitais e Convergência, da Fesp – Faculdade de Ensino Superior da PB, da FPB, Unicorp; e do curso de Jornalismo da Faculdade Maurício de Nassau, em João Pessoa- PB. Entre 2014 e 2017 escreveu coluna diária de política no Jornal da Paraíba.

Com experiência em produção, edição, apresentação e reportagem para TV, desde 2004 trabalha com Telejornalismo, tendo passado pela TV Correio (afiliada da Record, em João Pessoa).

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Influenciadora digital morre ao cair de viaduto em Campina Grande

2

Paraíba

Prefeitura de São Mamede vai gastar quase R$ 1 milhão para construir duas praças

3

Paraíba

Prefeitura de Catingueira vai gastar mais de R$ 140 mil com farda para os servidores

4

Paraíba

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por crime ambiental ao manter em funcionamento lixão a céu aberto

5

Paraíba

Envelhecimento de indígenas e quilombolas na Paraíba é menor que o da população em geral, mostra Censo do IBGE