Suspeita de fraude

Justiça suspende divulgação de pesquisa eleitoral para candidatos à Prefeitura de Bananeiras

Justiça Eleitoral solicitou ao Ministério Público uma apuração da conduta do instituto de pesquisa.

Justiça suspende emissão de certidão de quitação eleitoral

Justiça suspende emissão de certidão de quitação eleitoral

A Justiça Eleitoral determinou a suspensão da divulgação de uma pesquisa eleitoral para candidatos à Prefeitura de Bananeiras, no Brejo da Paraíba, por suspeita de fraude. A decisão é do dia 6 de setembro e está disponível no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). 

Conforme observou o ClickPB, no documento, a Justiça Eleitoral suspendeu a divulgação da pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto de Pesquisa Nacional por suspeita de fraude em relação ao contratante. “O suposto contratante nega veementemente que tenha contratado a pesquisa eleitoral”, consta na decisão.

No documento, Cristiano Teixeira, suposto contratante, afirma que nunca contratou pesquisa eleitoral em nenhuma eleição, nem pelo CPF ou CNPJ. Ele disse ainda à Justiça Eleitoral, que ao tomar conhecimento do fato por terceiros, entrou em contato com o TRE-PB.

Ao ClickPB, o jornalista Cristiano Teixeira reforçou ainda que denunciou o caso à Polícia Federal na expectativa de investigação aprofundada.

A pesquisa teria sido encomendada ao Instituto de Pesquisa Nacional por R$ 7 mil. 

Segundo a decisão, a pesquisa não pode ser divulgada por suposta fraude nos dados, o que macula a divulgação com o Código Eleitoral. 

O ClickPB observou ainda, que foi solicitado ao Ministério Público uma apuração de possível conduta criminosa praticada pelo instituto de pesquisa. 

Além disso, o representante do instituto também foi intimado para explicações, inclusive, para fins de defesa.

|Confira decisão

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Hugo Motta diz que Adriano Galdino tem “temperamento próprio e não tem o que acalmar”

2

Eleições

Hugo Motta cogita vagas de senador e vice para Republicanos e diz que Lucas tem direito de disputar governo

3

Eleições

Gervásio cobra ‘dever de casa’ do PSB e chama partidos e colegas para compromisso em construção de 2026

4

Eleições

Lucas Ribeiro nega reunião para definir a antecipação de chapa para 2026

5

Eleições

Hervázio Bezerra afirma que Cícero deve reunir base após retorno e indica possível recomposição na chapa majoritária