Disney

Lightyear é banido em países do Oriente Médio por beijo gay

Filme da Pixar estreia em 16 de junho de 2022.

Lightyear é banido em países do Oriente Médio por beijo gay

A agência de regulação de mídia dos Emirados Árabes proibiu a exibição do filme devido à "violação dos padrões de conteúdo de mídia do país". — Foto:Reprodução

O filme Lightyear, que se passa no mesmo universo de Toy Story, foi banido na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos. O motivo por trás do banimento do longa da Pixar está no relacionamento gay entre duas personagens mulheres, Alisha Hawthorne e sua parceira, e, mais especificamente, o beijo entre elas.

Segundo o The Hollywood Reporter (THR), a agência de regulação de mídia dos Emirados Árabes proibiu a exibição do filme devido à “violação dos padrões de conteúdo de mídia do país”. Não houve uma declaração específica para justificar o banimento homofóbico na Arábia Saudita — entretanto, é comum que o país proíba a circulação de qualquer produto de mídia que contenha conteúdo LGBTQIAPN+.

Em abril deste ano, o filme do MCU Doutor Estranho 2 foi banido na Arábia Saudita e no Kuwait por ter um personagem gay. Antes disso, em novembro de 2021, Eternos, também da Marvel/Disney, foi banido por ter um romance gay.

Tais banimentos não se restringem apenas ao cinema; em 2020, o game The Last of Us Part 2 foi banido em diversos países do Oriente Médio, incluindo Emirados Árabes e Arábia Saudita, devido ao relacionamento gay entre a protagonista Ellie e sua amiga, Dina.

Homofobia além do Oriente Médio

As medidas homofóbicas, no entanto, não acontecem apenas no Oriente Médio. Conforme aponta o THR, a Disney havia cortado a cena do filme no início deste ano, mas com manifestações contra a empresa pelo apoio ao então PL (Projeto de Lei) “Don’t Say Gay” (Não Diga Gay, em tradução livre) e censura de “afeto gay explícito”, ela voltou atrás. Após funcionários paralisarem as atividades em protesto ao posicionamento da companhia, a Disney também se pronunciou a favor da comunidade LGBTQIAPN+ pelas redes sociais.

Vale lembrar que outra empresa do grupo Disney, a Marvel, também se pronunciou anteriormente contra a legislação: “Nós denunciamos fortemente toda e qualquer legislação que infrinja os direitos humanos básicos da comunidade LGBTQIA+.”

O projeto de lei “Don’t Say Gay”, formalmente conhecido como “Parental Rights in Education” (Direito dos Pais na Educação), foi aprovado pelo senado estadual da Flórida no dia 8 de março e sancionado pelo governador Ron DeSantis, em 28 de março.

Quando estreia Lightyear?

Lightyear estreia nos cinemas do Brasil em 16 de junho de 2022.

O novo filme da Disney e Pixar apresenta a história de Buzz Lightyear, o herói astronauta que deu origem ao brinquedo de Andy.

A animação é uma aventura de ficção científica e acompanha o lendário patrulheiro espacial após ser abandonado no planeta hostil a 4,2 milhões de anos-luz da Terra, T’Kani Prime, ao lado de sua comandante e sua equipe.

Enquanto Buzz tenta encontrar um caminho de volta para casa através do espaço e tempo, um grupo de recrutas ambiciosos e o encantador gato-robô de companhia, Sox, se juntam ao herói. Para complicar a situação, Zurg, uma presença imponente, e seu exército de robôs impiedosos chegam no planeta com um compromisso misterioso.

COMPARTILHE

Bombando em Cinema

1

Cinema

Bruno Gagliasso compartilha fotos após perder 14kg para novo papel

2

Cinema

Inscrições para mostras competitivas do FestincineJP terminam nesta sexta-feira

3

Cinema

Bob Marley: jovens são expulsos de cinema por fumar maconha durante sessão de filme

4

Cinema

2º FestincineJP acontece em maio e abre inscrições para mostras competitivas a partir desta quinta-feira

5

Cinema

‘Semana do Cinema’ começa hoje na Paraíba com ingressos a partir de R$ 8