determinação

INSS: Empréstimos consignados para aposentados e pensionistas são bloqueados

Bloqueio atende determinação do TCU para suspensão de novos descontos vinculados a associações em benefícios previdenciários.

Correios disponibilizam resposta sobre descontos no INSS a partir de hoje; veja como fazer

INSS - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, determinou o bloqueio de descontos no empréstimo consignado para todos os aposentados e pensionistas, nesta quinta-feira (8). A medida atende determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) para suspensão de novos descontos vinculados a associações em benefícios previdenciários.

“Determino o bloqueio dos benefícios para averbação de novos descontos de empréstimo consignado, para todos os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social, independente da data de concessão do benefício, podendo ser desbloqueado pelo segurado, de acordo com os serviços disponibilizados pelo INSS para essa finalidade”, informou o presidente.

Com o bloqueio, novos descontos só poderão ser realizados mediante autorização expressa e desbloqueio feito diretamente pelo beneficiário, nos canais oficiais do INSS.

A decisão é considerada uma resposta emergencial diante dos indícios de irregularidades revelados por investigações da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal (PF).

Fraude INSS

No dia 23 de abril, a PF e a CGU deflagraram a Operação Sem Desconto, que revelou um esquema que pode ter desviado até R$ 6,3 bilhões de aposentadorias e pensões entre 2019 e 2024.

De acordo com as investigações, foram identificados descontos associativos em aposentadorias e pensões que não foram autorizados.

Fonte: CNN

Leia mais no ClickPB:

INSS prepara plano para ressarcir aposentados vítimas de fraude

Ressarcimento a aposentados será automático e via benefício, diz novo presidente do INSS

Aposentados vítimas de descontos ilegais do INSS podem receber o dobro do valor e ter direito a indenização de até R$ 5 mil; entenda

Após ação, Justiça Federal dá 48h para governo Lula explicar fraudes no INSS

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

Escassez de jovens no transporte de carga rodoviária preocupa setor de logística

2

Economia

Horários de viagens de trens serão ampliados a partir de quarta em João Pessoa e Região Metropolitana; confira

3

Economia

Imposto de Renda: receita abre consulta novo lote de restituição

4

Economia

São João de Cabedelo começa nesta segunda-feira com shows à beira-mar; confira programação

5

Economia

Maracanã do Surfe: Brasil sedia Mundial em Saquarema até 2028