Aviso

Mais de 5 mil brasileiros poderão ser expulsos de Portugal, diz ministro

Forças de segurança acompanham processo e podem ser acionadas para a retirada a força de pessoas notificadas, segundo jornal.

Mais de 5 mil brasileiros poderão ser expulsos de Portugal, diz ministro

O governo de Portugal informou que vai notificar quase 34 mil pessoas que tiveram pedidos de residência negados para deixar o país voluntariamente ou à força. Segundo informações do jornal português Público, 5.386 brasileiros fazem parte do grupo.

O ministro da Presidência de Portugal, António Leitão Amaro informou que a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) está notificando cerca de 2 mil imigrantes por dia para saírem de Portugal.

“Estamos na ordem de um milhar em que já foram emitidas as notificações (de abandono voluntário). (A AIMA) está numa fase de emissão de cerca de 2 mil notificações por dia”, destacou.

Segundo o Público, todo o processo de aviso realizado pela agência é acompanhado pelas forças de segurança, que podem ser acionadas a qualquer momento para a expulsão a força das pessoas que foram notificadas.

“Essa notificação, no regime português, permite o abandono voluntário e só leva ao abandono coercivo depois de um novo procedimento”, explicou Leitão Amaro durante uma coletiva de imprensa para detalhar o que foi feito no primeiro ano de vigência do Plano de Ação para as Migrações de Portugal.

O ministro ainda acrescentou, segundo o jornal português, que as notificações dos imigrantes que devem sair de Portugal aceleraram na última semana. “O processo de emissão está (em modo) semiautomático”, afirmou.

A lista dos quase 34 mil imigrantes que devem deixar Portugal, segundo o ministro, incluem:

  • Indianos: 13.466
  • Brasileiros: 5.386
  • Cidadãos de Bangladesh: 3.750
  • Nepaleses: 3.279
  • Paquistaneses: 3.005
  • Argelinos: 1.054
  • Marroquinos: 603
  • Colombianos: 236
  • Venezuelanos 234
  • Argentinos: 180
  • Outras nacionalidades: 2.790

Com as quase 34 mil pessoas notificadas para sair do país, a taxa de rejeição atingiu 18,5% em Portugal. Isso quer dizer que quase dois em cada 10 pedidos de residência com decisão final foram recusados, de acordo com informações do Público.

Por CNN Brasil

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

“Vou levar jabuticaba para você, Trump”, brinca Lula após tarifa de 50% anunciada por presidente dos EUA

2

Brasil

PSG e Chelsea se enfrentam neste domingo e disputam US$ 40 milhões na final do Mundial de Clubes da Fifa

3

Brasil

Cabaré cobra ‘tarifa do Trump’ e foto do recibo viraliza nas redes

4

Brasil

Presidente do Equador quer reforma para castração química de estupradores

5

Brasil

Hormônios para transição de gênero não gera obesidade em pessoas trans, revela estudo da UFPB