Guerra

Israel faz novos bombardeios no Irã e diz ter causado ‘grandes danos’ a usina nuclear de Natanz

Israel atacou infraestruturas nucleares do Irã durante a madrugada de sexta (13) e matou lideranças militares, além de cientistas. Ao menos 95 ficaram feridos pelos ataques, segundo TV estatal iraniana. Irã retaliou primeira onda de ataques.

Israel faz novos bombardeios no Irã e diz ter causado 'grandes danos' a usina nuclear de Natanz

Israel faz novos bombardeios no Irã e diz ter causado 'grandes danos' a usina nuclear de Natanz

Israel fez novos bombardeios no Irã nesta sexta-feira (13). Os ataques atingiram uma usina nuclear em Natanz, no centro do país, e um aeroporto militar em Tabriz, no noroeste informaram veículos estatais iranianos.

“Há alguns minutos, o regime sionista atacou Natanz novamente”, segundo a mídia estatal.

A agência de notícias Mehr publicou um vídeo que mostra chamas e fumaça subindo do aeroporto de Tabriz, na província do Azerbaijão Oriental, com a legenda: “Aeroporto de Tabriz neste momento”.

O Exército israelense confirmou o ataque à usina de Natanz, e diz ter aplicado “grandes danos” à instalação nuclear iraniana.

O governo  lançou ataques nesta sexta-feira contra quase 100 alvos no Irã, incluindo instalações nucleares e militares, e Teerã, a capital, em uma operação que a República Islâmica considera “uma declaração de guerra”. O Irã revidou a primeira onda de ataques com cerca de 100 drones, que não causaram danos em israelenses até a última atualização desta reportagem.

O Irã informou que os ataques custaram a vida do poderoso chefe da Guarda Revolucionária, Hossein Salami, e do principal comandante desse exército ideológico iraniano, Gholam Ali Rashid, além de seis cientistas nucleares. O chefe do Estado-Maior, Mohamed Bagheri, também morreu, segundo a televisão estatal.

O ataque ocorre em um momento de impasse nas negociações iniciadas em abril entre Washington e Teerã sobre o programa nuclear do Irã.

Ataque de Israel na madrugada

O ataque ocorre em meio à escalada nas tensões e a alegações de que Teerã estaria em estágio avançado no desenvolvimento de armas nucleares. Um oficial israelense afirmou que o Irã já possui urânio suficiente para produzir bombas.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Voluntário paraibano morre na guerra da Ucrânia; pelo menos 16 brasileiros estão desaparecidos ou foram mortos no conflito

2

Mundo

Lula e Trump conversam 30 minutos por telefone e presidente brasileiro pede fim do tarifaço

3

Mundo

Ruy Carneiro defende PL que isenta Imposto de Renda até R$ 5 mil e que super-ricos paguem mais impostos: “parar de punir quem ganha pouco”

4

Mundo

Lucas Ribeiro comemora crescimento no mercado de beleza da Paraíba que chega a mais de 18 mil empresas: “crescimento que dá resultados”

5

Mundo

Jovem paraibano vence competição de tecnologias na construção civil WorldSkills Brasil 2025 e pode representar o Brasil em Xangai, na China