Prisão

Ex-ministro Gilson Machado é preso pela Polícia Federal em Recife

Informações da PF apontam que Machado teria atuado para obter a expedição de um passaporte português para Mauro Cid,

Ex-ministro Gilson Machado é preso pela Polícia Federal em Recife

Foto: Ministério do Turismo

O ex-ministro do Turismo Gilson Machado foi preso pela Polícia Federal nesta sexta-feira (13) em Recife. Nesta semana, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito contra Machado por obstrução de investigação de organização criminosa e favorecimento pessoal.

O requerimento tem como base informações da PF de que Machado teria atuado, no dia 12 de maio, para obter a expedição de um passaporte português – junto ao consulado de Portugal no Recife – em favor do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, “para viabilizar sua saída do território nacional”.

Além disso, Machado teria promovido, por meio de seu perfil no Instagram, uma campanha de arrecadação de doações em dinheiro que seriam destinadas a Bolsonaro, o que também chamou a atenção dos investigadores.

No pedido da PGR ao Supremo, Gonet diz que Machado não obteve êxito na emissão do documento para Cid, mas que a PF ainda considera possível que ele “busque alternativas junto a outras embaixadas e consulados” para essa finalidade.

Para Gonet, essas informações levantam suspeita de que Machado esteja atuando para obstruir a ação penal sobre a tentativa de golpe. A PGR pediu que o ministro Alexandre de Moraes autorize não só a abertura de um inquérito, mas também permita a adoção de medidas de busca e apreensão.

As buscas seriam “em prol do avanço das investigações, que podem se beneficiar do achado de documentos, anotações, registros, mídias, aparelhos eletrônicos e demais dispositivos de armazenamento de dados reveladores de circunstâncias delituosas”.

Fonte: CNN

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Lula assina PL antifacção; texto foca em asfixiar dinheiro do crime

2

Brasil

Natural de Campina Grande: polícia revela identidade de paraibano morto em megaoperação no Rio de Janeiro

3

Brasil

William Bonner se despede hoje do Jornal Nacional, após 29 anos

4

Brasil

‘Chuva’ de dinheiro: devoto joga cédulas da estátua de Padre Cícero e provoca corre-corre no Ceará

5

Brasil

Polícia do Rio de Janeiro confirma paraibano entre os mortos em megaoperação