
Presidente Lula - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Os governadores do Nordeste vão se reunir na próxima semana para discutir os impactos do ‘tarifaço’ dos Estados Unidos (EUA) sobre as exportações brasileiras. Segundo informações obtidas pelo ClickPB, o Consórcio Nordeste detalhou em nota que os governadores nordestinos terão uma agenda conjunta com o presidente Lula nos dias 5 e 6 de agosto.
A agenda ocorrerá em Brasília. Ainda não há detalhes se todos os governadores vão participar presencialmente dos encontros que ocorrerão durante o ‘conselhão’ e no Palácio do Planalto.
“O Nordeste não assistirá passivamente ao impacto dessas medidas. Estamos somando forças com a APEXBrasil e o MDIC para garantir a proteção dos nossos empregos, das nossas empresas e da nossa capacidade produtiva”, afirmou o presidente do Consórcio Nordeste, governador Rafael Fonteles.
Segundo a equipe do Consórcio Nordeste, o mesmo já está “contribuindo com um mapeamento técnico e detalhado dos impactos por estado e por setor, estimando perdas econômicas e identificando empresas e produtos atingidos.”
“A proposta é articular novos mercados, reforçar a capilaridade das exportações e conectar os produtos nordestinos a novas rotas internacionais”, explicou o consórcio em nota.
Confira agenda dos governadores, divulgada em nota:
• 5/08 (manhã): Participação na reunião do Conselhão, onde o presidente Lula debaterá o impacto das tarifas americanas;
• 5/08 (tarde): Assembleia Geral do Consórcio Nordeste;
• 6/08 (tarde): Reunião no Palácio do Planalto com o presidente Lula, o vice-presidente Alckmin e a ministra Gleisi Hoffmann.
