
Sede do Ministério Público da Paraíba (MPPB) em João Pessoa - Foto: Walla Santos/ ClickPB
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) vai definir, até o fim da tarde desta quinta-feira (31), a lista tríplice para escolha e nomeação de um novo procurador-geral de Justiça do órgão, para o biênio 2025-2027.
Conforme observou o ClickPB, a lista deve ser enviada ao governador João Azevêdo para a escolha do novo procurador-geral.
São 220 membros do MP que estão aptos a participar da eleição para formação da lista. A votação será das 8h às 16h, através da internet, mediante voto secreto e plurinominal de cada integrante da carreira do órgão.
De acordo com o MP, os eleitores poderão votar de qualquer lugar. O sistema poderá ser acessado pelo endereço aqui. eleicao.mppb.mp.br. O acesso ocorre com o mesmo login e senha de usuário utilizados em sistemas do MPPB.
Durante o dia, também será disponibilizado um computador no auditório Edigardo Ferreira Soares, da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa, onde estará a comissão eleitoral formada pelo procurador de Justiça José Guilherme Soares Lemos (presidente) e os promotores de Justiça Cláudio Antônio Cavalcanti e Francisco Lianza Neto, com suporte da Ditec e da secretaria da comissão.
São candidatos ao cargo de procurador-geral do MPPB, por ordem de inscrição: o 1⁰ promotor de Justiça de Sapé, Leonardo Quintana Coutinho; o 17º procurador de Justiça, João Geraldo Carneiro Barbosa; o 15º promotor de Justiça de João Pessoa, Rodrigo Marques da Nóbrega; e o 12º procurador de Justiça, Aristóteles de Santana Ferreira.
A expectativa do presidente da comissão eleitoral é de um dia de votação tranquilo. “Que o pleito corra na mais pura normalidade, que todos os promotores e procuradores de Justiça exerçam o seu direito de voto, e que sejam escolhidos os três que efetivamente merecem compor a lista. E desejamos aos candidatos muito sucesso, muita sorte, e que o governador do Estado escolha, dentre aqueles que forem votados, quem vai, nesses próximos dois anos, representar o Ministério Público do Estado da Paraíba”, concluiu Guilherme Lemos.
Até três dias depois da eleição é o prazo para que a lista tríplice com os mais votados seja encaminhada ao governador do Estado.
Após o recebimento da lista, João Azevêdo terá 15 dias para escolher o novo chefe do MPPB, em substituição ao atual procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, que termina seu segundo biênio à frente da instituição. Finalizando o processo eleitoral, a posse do novo procurador-geral será no dia 1º de setembro deste ano.
*Com MPPB
