
O curta-metragem “Ciranda”, gravado em Cabedelo, na Paraíba, acaba de ser selecionado para integrar a programação da 6ª edição do Kobani International Film Festival, em Bochum, na Alemanha, entre os dias 5 e 7 de setembro de 2025. Em entrevista ao ClickPB, nesta sexta-feira (1), o diretor e roteirista Eduardo P. Moreira destacou que a obra já concorre em outros festivais, mas esse é o primeiro internacional que o curta vai concorrer “uma vitrine para obras de todo o mundo”.
Os principais cenários da gravação do curta que conta a história de uma jovem dançarina alvo de um episódio que a faz teletransportar no tempo são o Casarão do Padre – Espaço Criativo e a Praça Getúlio Vargas, ambos no Centro do município de Cabedelo. Dessa vez, as praias paradisíacas da queridinha do Brasil ficou de fora das filmagens. Finalizado em fevereiro de 2025, “Ciranda” teve seu lançamento oficial no 8º CineForte.
“Ciranda” narra a história de Letícia, uma jovem dançarina de um tradicional grupo de Coco de Roda. Durante uma apresentação do coletivo, Letícia enfrenta um momento de grande constrangimento que a deixa profundamente abalada. Ela passa por uma intervenção divina que a transporta de volta ao passado. Em uma oportunidade de reescrever sua própria história.
“Apesar de sua carreira em festivais ser bem recente, o curta já acumula passagens por diversas cidades da Paraíba, além de exibições no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, pavimentando agora seu caminho internacional”, destaca o cineasta ao ClickPB.
A produção de “Ciranda” foi viabilizada através de um edital da Secretaria de Cultura de Cabedelo, por meio da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura do Governo Federal, e contou com o apoio essencial do Núcleo Audiovisual CineMar e da Mixar Produção.
Assim como toda obra audiovisual que concorre em festivais, ‘Ciranda’ só estará disponível e será exibido após concluir sua fase nas temporadas dos festivais e premiações.
“O filme foi lançado recentemente e, normalmente, passam dois anos circulando na janela de festivais. A maioria dos festivais não aceitam filmes que estão disponíveis online ou em circuito comercial. Para ser liberado para o público, leva entre dois e três anos. Sendo exibido na Paraíba ele está… nos festivais em que é selecionado. Em 2028, disponibilizado no YouTube, no canal da Orbe Produções: www.youtube.com/OrbeTV. Estamos com planos de fazer uma exibição aberta ao público de “Ciranda”, dentre outros filmes, aqui em Cabedelo, no dia 6 de setembro, aniversário de 24 anos da produtora… mas não tem nada certo, ainda”, explicou ao ClickPB.
Elenco
O talento por trás das câmeras inclui Eduardo P. Moreira no roteiro e direção, Mariana Abreu na produção executiva, Lívio Brandão na fotografia, Markel Trindade na trilha sonora original e Fábio Campos na preparação de elenco. Elenco esse com as atuações de Hemelly Silva, Malu Fidelis, Janielly Nálija, Jean Farias e Artur Guerra.



