Economia

Delivery com drones: Empresas na Bahia adotam tecnologia que agiliza entregas em locais de difícil acesso

Com políticas públicas implementadas em fevereiro, a cidade já conta 10 pontos de pouso e decolagem regulamentados.

Delivery com drones: Empresas na Bahia adotam tecnologia que agiliza entregas em locais de difícil acesso

O que há alguns anos poderia ser visto como ficção científica, já é realidade em Salvador. Empresas da capital baiana têm realizado operações logísticas com o auxílio de aeronaves não tripuladas, os drones. Com capacidade para transportar até 10 kg de forma regulamentada, mercadorias podem ir da Bahia Marina a Stella Maris, sobrevoando a Baía de Todos-os-Santos com maior segurança e em menor tempo.

Para ser transportada, a mercadoria é colocada em uma caixa personalizada, que é então acoplada na aeronave. Da central de controle, a rota é definida e o cliente pode acompanhar o percurso de entrega em tempo real. Ao chegar no ponto de pouso, um motoboy faz a entrega ao destino final.

Uma das empresas que realiza entregas via drone em Salvador é a Neodent, indústria global de implantes dentários, primeira empresa do segmento odontológico a adotar essa tecnologia de logística no Brasil.

“A operação, que teve início em janeiro deste ano, proporciona benefícios como a redução no tempo de entrega, mais eficiência operacional e um modelo de transporte com menor impacto ambiental”, elencou Juliano Souza, gerente de Logística da Neodent.

Juliano destaca que a entrega com drones é realizada exclusivamente em Salvador, onde a prefeitura municipal cedeu pontos de pouso e decolagem, dois deles estratégicos para a operação da Neodent. A empresa já realizou testes com drones em Curitiba e Florianópolis e estuda a expansão para outras capitais.

As rotas de entrega já disponíveis na capital baiana foram traçadas pela Speedbird Aero, empresa pioneira em desenvolver e operar sistemas aéreos não tripulados no Brasil, com dois modelos de aeronave já certificados e homologados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

“Salvador já conta com o modelo DLV-2, capaz de transportar até 10kg, primeira aeronave do país que possui a certificação para percorrer até 23km além da linha de visão do piloto”, destacou Manoel Coelho, CEO da Speedbird Aero.

Além da Neodent, no segmento de saúde, a Speedbird também realiza operações logísticas para os laboratórios do Grupo Pardini, com transportes de material biológico.

“O cliente às vezes nem sabe que sua encomenda fez esse tipo de percurso, mas conseguem perceber que a entrega aconteceu em um prazo menor. Conseguimos fazer de 80% a 90% do percurso, garantir maior segurança para a operação, além de contribuir com a redução na emissão de carbono”, completou.

Pioneirismo
A primeira autorização que a Speedbird conquistou no Brasil foi para realizar uma operação de delivery de comida, que apesar de não ser o foco original da empresa, estava dentro do escopo de possibilitar entregas em locais de difícil acesso.

“Conseguimos viabilizar a entrega da capital Aracaju (SE) para Barra dos Coqueiros, na região metropolitana, economizando um percurso de 30km”, exemplificou.

Atualmente a empresa dispõe de duas aeronaves ativas em Salvador, de um total de 35 aeronaves operando em 12 países. Outros dois novos modelos, para cargas superiores a 50 kg e autonomia de voo de até 100km, estão em fase de desenvolvimento e certificação.

“A tecnologia está em constante desenvolvimento, inclusive em parceria com o Senai Cimatec, em Salvador. Nossa meta é expandir a operação para atender tanto a Linha Verde, como Morro de São Paulo, por exemplo”, afirmou Manoel Coelho.

O trajeto é, em sua maioria, sobre o mar para atender às regras da Anac que proíbe drones de sobrevoar áreas densamente povoadas. A capital baiana é a cidade do Brasil com a maior rota BVLOS (voos além da linha de visão do piloto).

São 40 km de rota urbana de entrega com drone, o maior do Brasil, com 10 pontos regulamentados de pouso e decolagem, do bairro de Stella Maris até a avenida Contorno. Há ainda uma rota estratégica, já aprovada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), de Salvador até a Ilha de Itaparica, com dois pontos, um em Itaparica e o outro em Vera Cruz.

G1

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Caminhoneiros não aderem à greve e rodovias brasileiras seguem sem bloqueios

2

Brasil

Comissão do Senado aprova exame nacional para novos médicos antes de atuar

3

Brasil

Lulinha tinha mesada de R$ 300 mil do careca do INSS e passou a morar em Madrid, revela ex-funcionário

4

Brasil

Vital do Rêgo é reconduzido ao cargo de presidente do Tribunal de Contas da União

5

Brasil

Apenas PGR pode pedir impeachment de ministros do STF, determina Gilmar Mendes