
Fim de semana tem música, literatura e oficina de pandeiro na programação da Usina Cultural Energisa
No segundo final de semana do mês de agosto, a Usina Cultural Energisa segue sua programação semanal com shows no Café da Usina e o primeiro encontro do projeto “Quanto Vale a Oficina?”, realizado pela segunda vez na Usina.
Selecionado no Edital Fábricas da Cultura do Instituto Energisa, a iniciativa “Quanto Vale a Oficina?” é idealizada pela doutora em música e percussionista Katiusca Lamara, e democratiza o acesso à cultura por meio de oficinas práticas e/ou teóricas voltadas a temas relevantes da cultura brasileira.
Nesta edição, serão realizados quatro encontros dedicados à prática do pandeiro, instrumento popular, acessível e amplamente presente nas manifestações musicais brasileiras. O curso de pandeiro é voltado para pessoas a partir dos 12 anos, com ou sem experiência prévia.
Os participantes do curso de pandeiro terão direito a certificado, aulas práticas em grupo e acesso a um grupo de dúvidas via WhatsApp.
As aulas acontecerão sempre às terças-feiras, com aula inaugural no próximo dia 07 (quinta) e se estendem até o dia 26 de agosto de 2025, às 19h, na sala Vladimir Carvalho. Inscrições pelo link.
Na sexta (8), o Café da Usina recebe o show “Parahyba“, com os artistas Naldinho Freire, Gracinha Telles e Kennedy Costa. A apresentação mergulha nas sonoridades e poéticas que representam a identidade musical da Paraíba, com um repertório que homenageia a força da musicalidade nordestina. O show começa às 20h e os ingressos custam R$30.
No sábado (9), a partir das 15h, a psicóloga, escritora e professora Francisca Klockner lança seu quarto livro, “Desmascarando o Impostor: uma jornada em busca da sua verdadeira essência“, que fala sobre a Síndrome do Impostor. O evento acontecerá no Café da Usina e contará com bate-papo e sessão de autógrafos. A entrada é gratuita.
Fechando a noite de sábado (09), a partir das 20h, mais uma apresentação do grupo Os Mulatos.
Com 15 anos de trajetória e paixão pelo samba, o grupo promete uma verdadeira viagem no tempo trazendo um repertório que celebra os grandes mestres da música popular brasileira como João Nogueira, Roberto Ribeiro, Benito de Paula, Cartola, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Clara Nunes, Alcione, Beth Carvalho, Originais do Samba e Demônios da Garoa. O show acontece no Café da Usina, e os ingressos custam R$20.
