cultura

Mônica Salmaso, ícone da MPB e queridinha de Chico Buarque, se apresenta na Paraíba

Uma das maiores intérpretes da música brasileira, Mônica Salmaso apresenta sua turnê Minha Casa, neste sábado (9), às 20h, no Intermares Hall, em Cabedelo, Paraíba.

Mônica Salmaso, ícone da MPB e queridinha de Chico Buarque, se apresenta na Paraíba

Foto: Aline Santos, divulgação.

Uma das maiores intérpretes da música brasileira, Mônica Salmaso apresenta sua turnê Minha Casa, neste sábado (9), às 20h, no Intermares Hall, em Cabedelo, Paraíba. O show da artista já percorreu diversas cidades do País com um espetáculo que tem sido apontado como um dos momentos mais emblemáticos de sua trajetória. Os ingressos estão disponíveis pela plataforma Sympla.

Nos últimos anos, a artista lançou dois álbuns: Canto Sedutor (2021), em parceria com Dori Caymmi, e Milton (2022), ao lado de André Mehmari, com participação de Teco Cardoso. Também integrou a turnê Que Tal um Samba?, de Chico Buarque, com quem se apresentou no Brasil e em Portugal por dez meses, entre 2022 e 2023.

Ao longo do espetáculo, ela percorre diferentes sonoridades do País, com interpretações que rearmam sua conexão com as múltiplas facetas físicas, afetivas e musicais que compõem sua obra.

Com direção musical assinada por ela em parceria com o autista e saxofonista Teco, o espetáculo propõe uma viagem por diferentes sonoridades do Brasil, em um repertório cuidadosamente costurado por afetos, ancestralidade e resistência. Minha Casa estreou em 2023, em São Paulo, e já passou por palcos no Rio de Janeiro e em outras oito cidades.

Inclusão

Com patrocínio da Icatu Seguros, a turnê tem emocionado plateias por todo o país e chega ao estado como parte de uma agenda que valoriza a diversidade e o acesso à cultura. A classificação indicativa é 12 anos. O Intermares Hall oferece estrutura acessível, incluindo rampas, banheiros adaptados e equipe capacitada para acolher o público com atenção e cuidado.  Para garantir a gratuidade, o público PCD deve procurar a produção do evento no telefone (83)98616-5005.

Turnê

A ideia do projeto nasceu durante a turnê Que Tal um Samba?, de Chico, da qual Mônica participou ao lado de músicos consagrados, em apresentações no Brasil e em Portugal. Mais do que uma seleção de músicas, o repertório do show funciona como uma costura poética de diferentes “Brasis”. Além de revisitar clássicos da música brasileira, o show apresenta canções inéditas em sua discografia e faixas do projeto Ô de Casas, série de duetos virtuais criados durante a pandemia a partir do isolamento em sua própria casa.

Banda

Nos últimos anos, a artista lançou os álbuns Canto Sedutor (2021), em parceria com Dori Caymmi, e Milton (2022), ao lado de André Mehmari, com participação de Teco Cardoso. Acompanhada por uma banda de músicos renomados — Tiago Costa (piano), Neymar Dias (viola caipira e contrabaixo), Lulinha Alencar (acordeon), Ari Colares (percussão) e Ricardo Mosca (bateria).

Carreira

Nascida em São Paulo, em 1971, Mônica Salmaso começou sua carreira com 18 anos, na peça O Concílio do Amor, do premiado diretor Gabriel Villela, em 1989. Em 1995, a cantora gravou o CD Afro-Sambas, um duo de voz e violão, arranjado e produzido pelo violonista Paulo Bellinati, contendo todos os afro-sambas compostos por Baden Powell e Vinícius de Moraes. Em 1999, foi vencedora do Segundo Prêmio Visa MPB — Edição Vocal, pelo júri e aclamação popular. No mesmo ano, lançou seu terceiro disco — Voadeira — e venceu o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). O segundo e terceiro álbum de Mônica Salmaso também foram lançados em países da Europa, no Japão, nos Estados Unidos, Canadá e México. Em 2004, foi a vez do quarto disco de sua carreira — Iaiá — e, no mesmo ano, a cantora participou do lme Vinicius, sobre a vida e obra de Vinicius de Moraes, dirigido por Miguel Faria Jr. Em seguida, em 2007, lançou seu quinto álbum, Noites de Gala, Samba na Rua, com músicas de Chico Buarque e participação especial do grupo Pau Brasil. Em 2017, Mônica Salmaso lançou o álbum Caipira, com o qual ganhou o 29º Prêmio da Música Brasileira de Melhor Cantora e Melhor Álbum.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Espingarda e porções de maconha são apreendidas do bairro Gervásio Maia

2

Paraíba

Vacinação contra bronquiolite começa a ser aplicada em gestantes de João Pessoa; confira locais

3

Paraíba

Servidores da Saúde cobram salários atrasados a Bruno Cunha Lima :”trata o servidor como inimigo”

4

Paraíba

Homem é morto a tiros e esposa grávida é baleada de raspão em Santa Rita

5

Paraíba

Suspeito de liderar esquema de agiotagem com dinheiro de benefícios é preso em pombal