
Foto: pixabay/ilustrativa
O ‘Dia D’ de uma campanha que vai coletar o DNA de familiares de pessoas desaparecidas vai ocorrer nesta quarta-feira (13), em João Pessoa e algumas cidades da Paraíba.
Conforme observou o ClickPB, a coleta acontece em diversas sedes do Instituto de Polícia Científica (IPC) da Polícia Civil, até a sexta-feira (15).
A iniciativa integra a Campanha Nacional de Coleta de DNA, que visa ampliar o banco de perfis genéticos e acelerar o cruzamento de dados para auxiliar na localização de pessoas.
Após a coleta, o material genético é cadastrado e será realizado o cruzamento com os dados do banco, que é atualizado com perfis genéticos de pessoas vivas e de pessoas falecidas não identificadas.
O que levar?
- Documento de Identificação;
- Boletim DE Ocorrência (se não for possível levar a cópia do B.O., apresentar suas informações, como número, estado de registro e delegacia) e
- Itens de uso pessoal do desaparecido.
Quem pode doar?
Familiares preferencialmente em primeiro grau da pessoa desaparecida, seguindo a ordem de preferência: pai e mãe; filhos e o genitor do filho da pessoa desaparecida; irmãos. (No caso de filhos e irmãos, quantos forem possíveis.)
Locais de coleta
- IPC – João Pessoa – Rua Antônio Teotônio, S/N, Cristo;
- IPC – Campina Grande – BR-230, Km 160,5, Alça Sudoeste, Serrotão;
- IPC – Guarabira – Rua Manoel Ferreira de Barros, 673, Bairro Novo;
- IPC – Patos – Alça Sudoeste, sn. Salgadinho;
- IPC – Cajazeiras – Rua Projetada, s/n, Agrovila.
