
O médico Mozart Júlio Tabosa Sales é servidor do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco.
Um médico pernambucano que participou do programa do Governo Federal Mais Médicos teve seu visto revogado pelos EUA (Estados Unidos da América).
Mozart Júlio Tabosa Sales é servidor do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco, segundo currículo disponível na página do Ministério da Saúde.
Além dele, Alberto Kleiman, ex-funcionário do governo brasileiro, também teve seu visto revogado.
O Departamento de Estado americano justificou a decisão dizendo que Mozart e Alberto Kleiman, então assessor de Assuntos Internacionais da pasta, teriam usado a Opas como intermediária para contratar médicos cubanos “sem seguir requisitos constitucionais brasileiros”, driblando sanções dos EUA a Cuba e repassando ao governo cubano valores devidos aos profissionais.

A decisão integra uma série de medidas recentes do governo Trump contra o Brasil.
- Economista explica pacote de Lula para socorrer empresas exportadoras afetadas pelo tarifaço de Trump
- Trump estuda classificar maconha como droga menos perigosa, diz jornal
Quem é o médico
Mozart Júlio Tabosa Sales é concursado do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco (1999) e Médico Legista do Instituto de Medicina Legal de Pernambuco (2001).
Entre 2005 e 2009, o vínculo de Médico legista foi cedido para a Universidade de Pernambuco, na Faculdade de Ciências Médicas onde foi lotado no departamento de Medicina Social e ficou exercendo a docência nas disciplinas de Deontologia e Medicina Legal.
Ele também residiu a Associação Pernambucana de Médicos Residentes (APMR), tornando-se, em seguida, secretário-geral da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR). Foi gerente do Distrito Sanitário VI da Prefeitura do Recife no período de 2001 a 2002.
Conforme consta no seu currículo, ele exerceu o mandato de vereador do Município do Recife no período de 2004 a 2008. Foi Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Recife no período de 2005 a 2008.
Exerceu o cargo de Chefe de Gabinete do Ministro na Secretaria de Relações Institucionais/Presidência da República em 2009 e Assessor Chefe da Secretaria de Relações Institucionais/Presidência da República em 2010.
No Ministério da Saúde exerceu diversos cargos, Assessor do Gabinete do Ministro da Saúde no período de 2003 a 2004, Chefe de Gabinete do Ministro de Estado da Saúde no período de fevereiro de 2011 a fevereiro de 2012, Secretário Nacional da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde no período de fevereiro de 2012 a abril de 2014.
Foi ainda diretor da HEMOBRAS no período de março de 2015 a agosto de 2016. Médicopesquisador no IMIP através da carta acordo IMIP/OPAS desde outubro de 2016.
