
Restaurante Universitário (RU) do Campus I da UFPB, em João Pessoa. (foto: divulgação/UFPB/Angélica Gouveia)
O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou uma nota de repúdio em relação as medicas de reequilíbrio fiscal que elevou o valor da refeição sem subsídio no Restaurante Universitário (RU) para R$ 17,33. O valor foi anunciado pela Reitoria em suas redes oficiais.
- Estudantes da UFPB relatam casos de intoxicação alimentar após refeição no Restaurante Universitário
- UFPB abre investigação e notifica empresa responsável pelo RU, após suspeitas de intoxicação alimentar
A medida foi considerada pelo DCE (Diretório Central dos Estudantes)”excludente e ignora a realidade socioeconômica de grande parte da comunidade acadêmica”. O RU é considerado um instrumento essencial de permanência estudantil, devendo garantir acesso universal e democrático à alimentação de qualidade por um valor acessível a estudantes, trabalhadores e visitantes.
A elevação abrupta do preço prejudica especialmente aqueles que enfrentam dificuldades financeiras para se manter na universidade.
“Desde o início das discussões sobre o Restaurante Universitário, o DCE esteve diariamente na PRAPE, apresentando propostas para minimizar os impactos à comunidade acadêmica”, explica nota.
Como resultado dessa pressão, a gestão acatou apenas duas solicitações:
- Abertura de um novo edital para auxílio parcial;
- Convocar todos os estudantes que estão nas listas de espera do Restaurante Universitário.
“Seguiremos mobilizados, cobrando medidas concretas que assegurem o RU como espaço acessível a todas e todos. A universidade pública deve ser sinônimo de inclusão, não de barreiras econômicas. Estamos organizando um grande ato em defesa dos direitos estudantis e da assistência estudantil”, diz publicação.
UFPB
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é uma instituição de ensino superior pública federal brasileira, localizada no estado da Paraíba. Sua sede está em João Pessoa, no bairro do Castelo Branco, possuindo também três campi no interior: Areia, Bananeiras e Litoral Norte (Rio Tinto e Mamanguape), além das unidades do bairro de Mangabeira e de Santa Rita, ambas na Grande João Pessoa.
A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.
