'Supergênero'

Forró é declarado como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Iphan após propositura paraibana

O pedido para que o forró fosse considerado Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro foi feito em 2011 pela Associação Cultural Balaio do Nordeste, da Paraíba.

Forró é declarado como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Iphan após propositura paraibana

O forró foi considerado ainda como um "supergênero" musical devido à sua abrangência — Foto:Reprodução

O tradicional forró a partir de agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil declarado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em reunião do Conselho Consultivo nesta quinta-feira (08), o Iphan decidiu dar o título de patrimônio cultural às matrizes tradicionais do forró.

O pedido para que o forró fosse considerado Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro foi feito em 2011 pela Associação Cultural Balaio do Nordeste, da Paraíba. Somente após dez anos o pedido foi acolhido pelo Iphan em uma votação unânime.

O forró foi considerado ainda como um “supergênero” musical devido à sua abrangência, já que reúne vários ritmos, como o xote, xaxado, baião, quadrilha, arrasta-pé e pé-de-serra.

A partir do pedido formalizado, comunidades de todo o país reuniram documentos e registros audiovisuais para montar um dossiê. De acordo com a relatora do processo no conselho do Iphan, Maria Cecília Londres Fonseca, “a pesquisa aponta que a primeira menção à palavra forró foi localizada em um jornal amazonense de 1914, referiu-se a seringueiros cearenses possivelmente em suas atividades festivas”.

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Trio de forró pé de serra anima Centro de João Pessoa hoje; veja local da apresentação

2

Cultura

Turistas terão entrada exclusiva, pelo Parque Evaldo Cruz, durante o São João de Campina Grande

3

Cultura

Serra Branca gasta R$ 590 mil com cachês para shows no mês de junho

4

Cultura

Ivete Sangalo cancela turnê ‘A Festa’ que teria shows em João Pessoa e outras capitais

5

Cultura

Relançamento do filme ‘A Hora da Estrela’, que rendeu prêmio no Festival de Berlim à Marcélia Cartaxo, terá sessão em João Pessoa