Economia

Ministra Cármen Lúcia valida cobrança de tarifa bancária pleiteada por financeira representada pelo advogado Wilson Sales Belchior

A decisão que aplicava lei estadual de Pernambuco sobre a aplicação das taxas aos serviços bancários prestados, teve dispositivos declarados inconstitucionais pelo plenário da Corte.

Ministra Cármen Lúcia valida cobrança de tarifa bancária pleiteada por financeira representada pelo advogado Wilson Sales Belchior

Na decisão, a ministra deu provimento ao recurso e determinou a remessa dos autos ao juízo de origem para que seja proferida uma nova decisão. — Foto:reprodução

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia, validou a cobrança de tarifa bancária pleiteada por uma financeira representada pelo advogado Wilson Sales Belchior, do escritório RMS Advogados – Rocha, Marinho E Sales.

A decisão que aplicava lei estadual de Pernambuco sobre a aplicação das taxas aos serviços bancários prestados, teve dispositivos declarados inconstitucionais pelo plenário da Corte. 

A Turma Estadual de Uniformização da corte pernambucana, ao justificar a decisão, alegou que não há qualquer sinal de inconstitucionalidade no texto da Lei 16.559/2019.

Na decisão, a ministra deu provimento ao recurso e determinou a remessa dos autos ao juízo de origem para que seja proferida uma nova decisão.

Segundo Cármen Lúcia, o legislador pernambucano usurpou a competência da União ao tratar da cobrança de tarifas bancárias. “A vigência de súmula de Turma de Uniformização Jurisprudencial não esvazia o caráter vinculante e obrigatório da decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal em controle abstrato de constitucionalidade, nos termos do §2º do artigo 102 da Constituição da República, devendo a jurisprudência daquela Turma se adequar ao posicionamento atotado por este Supremo Tribunal”, argumentou a ministra.

Clique aqui para ler a decisão

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Polícia Federal deflagra operação contra grupo ligado ao tráfico de drogas e cumpre 18 mandados na Grande João Pessoa

2

Paraíba

Prefeitura de Puxinanã vai gastar mais de R$ 570 mil com shows de prévia do São João

3

Paraíba

Gustavo Lima e Wesley Safadão são atrações do São João em Santa Rita; veja outros artistas

4

Paraíba

Bombeiros resgatam filhote de gato preso em cano de água

5

Paraíba

Paraíba distribui mais de 14 mil doses da vacina contra dengue para 24 municípios aptos para vacinação