Brasil

José Serra é diagnosticado com Parkinson e pede licença no Senado por 4 meses

A doença foi diagnosticada em estágio inicial, e senador precisará de um período de adaptação à medicação, segundo sua assessoria. O suplente José Aníbal (PSDB-SP) assumirá o cargo no período.

José Serra é diagnosticado com Parkinson e pede licença no Senado por 4 meses

O senador José Serra (PSDB), em sessão no Plenário do Senado em fevereiro de 2021. — Foto:Marcos Oliveira/Agência Senado

O senador José Serra (PSDB-SP) divulgou nesta terça-feira (10) que vai se licenciar do cargo pelos próximos quatro meses para tratamento médico. A nota afirma que, após avaliações neurológicas na última semana, ele foi diagnosticado com doença de Parkinson em estágio inicial, o que “requer um período de adaptação à medicação”.

Além disso, o tucano, que está com 79 anos, também vai tratar do seu distúrbio do sono.

“O parlamentar encontra-se em bom estado de saúde, mas optou pelo afastamento para que seu suplente, José Aníbal, possa assumir, sem deixar a cadeira de senador por São Paulo em vacância durante o período do tratamento experimental. A decisão também evitará eventuais paralisações no andamento dos projetos em favor do país”, afirma a nota.

Foto de arquivo de 13 de março de 2020 do senador José Serra (PSDB-SP) posando na varanda do Teatro Municipal de São Paulo, no centro da capital paulista — Foto: ALEX SILVA/ESTADÃO CONTEÚDO

Em 22 de junho, o senador esteve internado no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo após ser diagnosticado com a Covid-19. Mesmo assintomático, ele cumpriu quarentena no hospital, que identificou uma pneumonia leve no senador.

Em 6 de julho, ainda no Sírio-Libanês, Serra foi submetido a um cateterismo e à colocação de um stent em uma das artérias do coração e teve alta quatro dias depois.

“O senador, que já aprovou 26 projetos na Casa – dos quais, 11 já viraram lei -, e tem mais 47 proposições aguardando votação no Senado e 16 na Câmara, está seguro de que, ao final desse período, retomará suas atividades com toda a disposição e proatividade que vêm pautando sua atuação no Senado desde 2015”, finaliza a nota.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Preocupado, Hugo Motta diz que acompanha de perto situação de Cícero Lucena em Israel e aciona Itamaraty

2

Brasil

Em Israel, Cícero Lucena pede apoio ao Governo Federal para resgate: “tentando retornar para casa o mais rápido possível”

3

Brasil

Defesa Civil da Paraíba e de João Pessoa debatem preparativos para simulação do novo sistema de alerta amanhã em 20 cidades do estado

4

Brasil

Mauro Cid é alvo da PF, mas STF revoga prisão

5

Brasil

Termina hoje prazo para estudantes realizarem a inscrição no Enem 2025