Brasil

Ceará registra 147 assassinatos desde início da paralisação de PMs

Segundo o balanço com os dados mais recentes, no domingo foram registrados 25 mortes. No sábado, o estado contabilizou 34 crimes. Um dia antes, 37.

Ceará registra 147 assassinatos desde início da paralisação de PMs

Encapuzados. Policiais militares amotinados no 18º batalhão, no bairro de Antônio Bezerra, Zona Oeste de Fortaleza. — Foto:Jarbas Oliveira / Agência O Globo

RIO — Desde o início da paralisação de parte dos policiais militares, no dia 19 deste mês, o Ceará já registrou 147 assassinatos, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do estado. Os chamados Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) englobam os casos que se enquadram como homicídio doloso/feminicídio, lesão corporal seguida de morte e latrocínio.

Segundo o balanço com os dados mais recentes, no domingo foram registrados 25 mortes. No sábado, o estado contabilizou 34 crimes. Um dia antes, 37.

Na quinta, foram contabilizadas 22 e, na quarta-feira, 29. O amotinamento de parte dos policiais militares começou na terça-feira à noite. Na terça-feira, cinco assassinatos foram computados e três na última segunda-feira. As estatísticas apontam que a violência aumentou diante da paralisação.

LEIA MAIS: João Azevêdo afirma que há conotação política no movimento da Polícia Militar

O governo afastou 168 policiais militares por participação no motim. O afastamento, que durará 120 dias, foi publicado no Diário oficial do Estado desta sexta-feira. Os agentes sairão da folha de pagamento a partir de fevereiro. Ainda segundo o G1, o governo cearense classificou 77 policiais como “desertores” por faltar a convocação para atuar no carnaval.

Na noite de quinta-feira, os policiais e bombeiros militares recusaram o acordo proposto pelo governo do estado de realizar um aumento dos R$ 3,2 mil atuais para R$ 4,5 mil, parcelado até 2022.

O Ceará viveu uma disparada de violência em 48 horas. Entre 6h de quarta-feira e 6h de sexta-feira, foram registrados 51 assassinatos, contra uma média de seis por dia no restante do ano. Nas primeiras 24 horas desse período, os homicídios tinham chegado a 29. As informações são da Secretaria de Segurança Pública do estado.

LEIA MAIS: Ceará chega ao 7º dia de motim da PM com batalhões ocupados, policiais presos e onda de violência

COMPARTILHE

Bombando em Notícias Policiais

1

Notícias Policiais

Polícia interrompe ataque a tiros em Cabedelo e apreende carro e armas

2

Notícias Policiais

Detentos fazem tumulto no presídio de Cajazeiras

3

Notícias Policiais

VÍDEO: mulher ri para câmera após matar idosos e ferir padre a tiro em confraternização; assista

4

Notícias Policiais

Posto de combustíveis fica destruído após grupo explodir cofre em Puxinanã

5

Notícias Policiais

Ex-assessor de Cabo Gilberto é preso pela Polícia Federal, após descumprir medidas impostas por Alexandre de Moraes