
Policial reformado foi ouvido na Cidade de Polícia, em João Pessoa. (foto: Walla Santos)
Uma operação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (30) pelo Ministério Público do Estado da Paraíba, por meio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco/MPPB), em conjunto com as polícias Militar (PMPB) e Civil (PCPB) da Paraíba. Conforme apurou o ClickPB, estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão em João Pessoa.
Segundo apurou o ClickPB, os mandados foram expedidos pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, visando desarticular um grupo criminoso envolvido em uma série de delitos. Investigações apontam que os delitos são realizados por um grupo que se disfarça sob a fachada de liderança social, utilizando-se de bandeiras legítimas para estabelecer alianças com facções criminosas.
“O objetivo é invadir territórios, tanto públicos quanto privados, desalojando moradores e angariando recursos financeiros através de atividades ilícitas, promovendo assim a expansão e fortalecimento de seudomínio territorial”, explicou o MP em nota à imprensa.
Entre os crimes investigados estão estelionato (art. 171, § 2º, I, CP), falsidade ideológica (art. 299, CP), invasão de propriedade (art. 161 do Código Penal), furto de energia (art. 1º, § 1º, da Lei nº 12.850/2013), constituição e integração de organização criminosa (art. 2º, caput da Lei 12.850/13), além de outros crimes conexos.
A operação mobiliza 15 equipes formadas por integrantes do Gaeco, PMPB e PCPB, totalizando aproximadamente 58 agentes de segurança pública.