Policial

Polícia Civil inicia projeto de conciliação

De acordo com o delegado geral da Polícia Civil da Paraíba, Isaías Gualberto, o projeto vai permitir a solução de conflitos e evitar que essas demandas se tornem processos judiciais

Polícia Civil inicia projeto de conciliação

Entre os crimes dessa natureza, se incluem as difamações, injúrias e calúnias, que representam uma quantidade significativa de registros nas delegacias. — Foto:Reprodução

A Polícia Civil da Paraíba iniciou nesta quinta-feira (23) os trabalhos do projeto “Delegado Conciliador e Núcleo de Práticas Restaurativas da Zona Norte de João Pessoa “. 

O projeto será executado em parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e Instituto de Ensino Superior da Paraíba  (Iesp). Funcionará  em um imóvel amplo e confortável situado na Avenida Infante Dom Henrique, 348, Tambaú, na Capital. 

Nesta quinta-feira, ocorreu a primeira audiência  coordenada por delegados  da Polícia Civil. Os trabalhos foram presididos pelos delegados Marcos Paulo Vilela e Cláudio Lameirão e terminaram com a conciliação entre as partes. 

De acordo com o delegado geral da Polícia Civil da Paraíba, Isaías Gualberto, o projeto vai permitir a solução de conflitos e evitar que essas demandas se tornem processos judiciais.

“Estamos vivendo um momento histórico na Polícia Civil da Paraíba , com a implantação desse projeto, que visa diminuir a demanda  ao judiciário, como já acontece em outros Estados do pais” , declarou Gualberto.

Os conciliadores irão  realizar mediação e restaurar a paz entre as pessoas envolvidas em delitos de menor potencial ofensivo, em cujas penas não ultrapassem dois anos de prisão.

Entre os crimes dessa natureza, se incluem as difamações, injúrias e calúnias, que representam uma quantidade significativa de registros nas delegacias.

Além de delegados, os professores e alunos do curso de Direito do Iesp também poderão atuar como mediadores dos conflitos. 

O professor  de Direito e coordenador do projeto, Marcelo Silva, destacou que o projeto busca atender às vítimas com humanização e gerar benefícios multilareais. 

“Além de desafogar o judiciário, a conciliação busca fazer uma justiça restaurativa curando as feridas das vítimas que , muitas vezes ficam com marcas que o judiciário não consegue curar”, observou.  

As decisões serão tratadas com sigilo e de acordo com as leis vigentes. As conciliações com delegados da Polícia Civil irão ocorrer no turno da tarde às quintas-feiras, na Avenida Infante Dom Henrique, 348, Tambaú. Telefone 3576-7945. 

COMPARTILHE

Bombando em Notícias Policiais

1

Notícias Policiais

Polícia Federal prende, em Patos, suspeito com moeda falsa recebida via Correios

2

Notícias Policiais

Idoso condenado em São Paulo por estuprar menina de 11 anos é preso na Paraíba

3

Notícias Policiais

Polícia prende dupla com arma no Bairro das Indústrias, em João Pessoa

4

Notícias Policiais

Homem é preso por estuprar adolescente durante cinco anos; vítima pode ter adquirido HIV após abusos

5

Notícias Policiais

Morador pede R$ 5 de pão e mortadela durante intenso tiroteio entre traficantes e polícia; assista