
Segundo a PF, dos seis investigados foragidos, dois estão fora do país, provavelmente em países europeus. — Foto:Divulgação/Polícia Federal
A Polícia Federal cumpriu 27 mandados de prisão, dos 33 expedidos, e 49 mandados de busca e apreensão pelo Brasil, sendo um em Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa, durante a Operação Match Point, nesta quarta-feira (12). A ação tem o objetivo de desmontar uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro do tráfico de drogas.
Segundo a PF, dos seis investigados foragidos, dois estão fora do país, provavelmente em países europeus.
Na ação de hoje, houve sequestro de 57 bens imóveis, sendo 17 em Santa Catarina, 26 em São Paulo, 11 na Bahia e 3 no Rio de Janeiro.
Diversos veículos e embarcações foram apreendidos e o valor dos bens sequestrados pode superar os R$ 150 milhões, ainda de acordo com a Polícia Federal, conforme obtido pelo ClickPB. A PF também apreendeu, em dinheiro, mais de R$ 2 milhões, além de ter bloqueado contas bancárias.
A organização criminosa
A organização criminosa se subdividia em duas grandes células, com ramificações em várias cidades do país, em especial nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Durante investigações, a Polícia Federal, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar de Santa Catarina, efetuou sete prisões em flagrante, apreendendo cerca de 65 quilos de cocaína e 225 quilos de skunk.
Dentre os líderes da organização criminosa há um cidadão islandês residente no Brasil, já anteriormente investigado pela Polícia Federal e pela polícia da Islândia. Para a realização da operação Match Point a Polícia Federal efetuou cooperação internacional com a Itália, por meio da Interpol, e com a Islândia, em coordenação com os escritórios de ligação junto à Europol. Houve, ainda, autorização judicial para o acompanhamento da deflagração da operação por representantes da polícia da Islândia.
Entre os crimes apurados até o momento estão a lavagem e ocultação de bens, organização criminosa e tráfico internacional de drogas com associação ao tráfico. As penas cumuladas desses crimes podem chegar a mais de 40 anos de prisão.
Os 49 mandados de busca e apreensão foram todos cumpridos:
SC (10) – 10 Florianópolis
SP (13) – 4 Campinas, 3 Limeira, 2 São Paulo, 1 Hortolândia, 1 Piracicaba, 1 Sumaré, 1 São Pedro
RJ (12) – 8 Rio de Janeiro e 4 Niterói
MG (6) – 3 Belo Horizonte, 2 Montes Claros e 1 Contagem
BA (3) – 3 Porto Seguro
PB (1) – 1 Cabedelo
RN (2) – 1 Tibau do Sul e 1 Parnamirim
PE (1) – 1 Recife
GO (1) – 1 Goiânia.
Dos 33 mandados de prisão preventiva, em seis estados, foram realizadas 27 prisões de investigados e um flagrante:
SC (7) = 6 Presos
SP (11) = 7 Presos
RJ (6) = 7 Presos (6 iniciais + 1 flagrante)
MG (5) = 3 Presos
BA (3) = 3 Presos
CE (1) = 1 Presos
RN = 1 Preso