Mandados

Polícia Federal deflagra operação na Paraíba e mais 13 estados e cumpre mandados contra “laranjas”

De acordo com a Polícia Federal, "o montante de fraudes bancárias eletrônicas investigadas totaliza R$ 18,2 milhões".

Polícia Federal deflagra operação na Paraíba e mais 13 estados e cumpre mandados contra "laranjas"

A ação conta com apoio e participação das polícias civis do Distrito Federal, Pará e São Paulo — Foto:Reprodução/Polícia Civil DF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (02) uma operação para desarticular um esquema de cessão de contas bancárias por ‘laranjas’ para o crime organizado. A Operação “Não seja um laranja” cumpre 43 mandados de busca e apreensão na Paraíba e mais 13 estados do Brasil.

De acordo com a Polícia Federal, “o montante de fraudes bancárias eletrônicas investigadas totaliza R$ 18,2 milhões”. A ação conta com apoio e participação das polícias civis do Distrito Federal, Pará e São Paulo.

Estão sendo cumpridos mandados nos seguintes estados: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A Polícia Federal afirma que, nos últimos anos, detectou um “aumento considerável” na participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos. Esses suspeitos “emprestam” as contas bancárias e, em troca, recebem parte do dinheiro ilícito.

Os suspeitos podem responder pelos crimes de associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso e falsidade ideológica. Somadas, as penas podem ultrapassar os 20 anos de prisão.

Segundo a PF, a participação dessas pessoas “possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam inúmeros cidadãos”.

“A Polícia Federal alerta a sociedade que: emprestar contas bancárias para receber créditos fraudulentos é crime, além de provocar um dano considerável aos cidadãos, quer pelo potencial ofensivo deste tipo de conduta delitiva, a qual tem sido um dos principais vetores de financiamento de organizações criminosas, como também pelos prejuízos financeiros a milhares de brasileiros”, diz a corporação, em nota.

Segundo a PF, a ação é resultado do trabalho da força-tarefa Tentáculos, instituída para a repressão a fraudes bancárias eletrônicas. O grupo atua em cooperação com as polícias civis e as instituições bancárias, por meio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

COMPARTILHE

Bombando em Notícias Policiais

1

Notícias Policiais

Homens são sequestrados e torturados, um é morto a tiros e outro foge, em Cabedelo

2

Notícias Policiais

Defesa diz que provará inocência de médico preso suspeito de agressão na Paraíba e alega que ex-esposa mentiu por “vingança”

3

Notícias Policiais

Homem é morto a tiros próximo ao Terminal de Integração do Bessa

4

Notícias Policiais

Operação Semana Santa reforça segurança pública com 7 mil profissionais em toda a Paraíba

5

Notícias Policiais

Batida entre caminhão e carro causa congestionamento na BR-230, em Cabedelo