Incentivo

Circuito Hip-Hop Paraíba 2025 abre inscrições para projetos de graffiti, danças urbanas e música

A ação é fruto de um processo colaborativo com representantes da Comissão do Hip-Hop da Paraíba.

Circuito Hip-Hop Paraíba 2025 abre inscrições

Circuito Hip-Hop Paraíba 2025 abre inscrições

Artistas, coletivos e agentes culturais da cena Hip-Hop paraibana já podem se inscrever no edital do Circuito Hip-Hop Paraíba 2025, lançado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).

A iniciativa vai selecionar 36 propostas artísticas e formativas nas linguagens do RAP, danças urbanas, graffiti, discotecagem (DJ) e oficinas voltadas à cultura Hip-Hop. As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 4 de setembro, exclusivamente pelo site da Funesc.

A ação é fruto de um processo colaborativo com representantes da Comissão do Hip-Hop da Paraíba e será realizada em três cidades paraibanas: Cajazeiras (17 e 18 de outubro)Campina Grande (24 e 25 de outubro) e João Pessoa (6 a 9 de novembro).

O edital prevê categorias como apresentações de RAP, danças urbanas (breaking, popping, locking e outras), discotecagem (DJ), criação de murais de graffiti e oficinas de curta e média duração. Os valores de remuneração variam de R$ 1.500 a R$ 4.500, a depender da proposta e da categoria.

Além de fomentar a produção cultural e valorizar o trabalho de artistas locais, o edital adota ações afirmativas, destinando cotas para pessoas negras, indígenas, ciganas, com deficiência e mulheres.

Podem participar artistas residentes na Paraíba há pelo menos dois anos, com atuação comprovada no Hip-Hop. Cada proponente deverá indicar uma pessoa jurídica (inclusive MEI) para fins de contratação.

A lista completa de categorias, critérios de avaliação, valores, cronograma e demais requisitos está disponível no edital, que pode ser acessado pelo site da Funesc. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail.

Hip hop

Hip hop é um movimento cultural e artístico que surgiu na década de 1970 no Bronx, em Nova York, entre comunidades afro-americanas e latinas. 

Ele é composto por quatro elementos principais: o rap (música), o DJing (disc jockey), o grafite e a dança break (breakdance). 

COMPARTILHE

Bombando em Arte

1

Arte

Sexteto Brassil celebra o Movimento Armorial com concerto amanhã no Centro Histórico de João Pessoa

2

Arte

FliParaíba 2025 encerra neste sábado com shows de Joyce Alane e Mariana Aydar, em João Pessoa

3

Arte

FlipParaíba tem shows com Maria Gadú, Joyce Alane, Mariana Aydar, Lukete e mais artistas; confira programação

4

Arte

Vereador Fábio Carneiro propõe Lei para proibir shows e eventos privados na Estação das Artes e seu entorno

5

Arte

Exposição fotojornalística mobile destaca negras artistas de Campina Grande