Receita Fit

Atum com crosta de quinoa para pessoas exigentes com a dieta

A quinoa é naturalmente sem glúten e contém ferro, vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, potássio, cálcio, vitamina E e fibras.

Por

O atum tem propriedades interessantes para nossa saúde. Ele é fonte de proteínas, ômega 3, ferro, magnésio, potássio, fósforo, selênio, vitaminas B3, vitamina B6 e vitamina B12, além de ter, em cada 100g, 108 calorias, 0,95 g de gorduras, 23 g de proteínas, 0 g de carboidratos e 0 g de fibras a cada 100 g, o atum representa grupo de peixes que engloba diferentes espécies. Vale ressaltar que essas propriedades são do atum sem óleo.

Entre eles estão o atum-azul, atum albacora, atum-amarelo, atum-de-olho-grande, atum-negro, atum-do-índico e atum-do-sul. Eles vivem em quase todos os oceanos e medem em torno de 90 cm de comprimento, com exceção do azul, que chega a ter 4 m.

A quinoa é naturalmente sem glúten e contém ferro, vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, potássio, cálcio, vitamina E e fibras. Ela é um dos poucos alimentos vegetais considerados uma proteína completa, composta por todos os aminoácidos essenciais.

Agora que sabemos que esses alimentos são aliados para o bem-estar de nossa saúde, vamos para uma receita fit super nutritiva e saborosa. Confira!

INGREDIENTES:                     

  • 2 posta de atum
  • 1 1/2 xícara de Quinoa
  • 3 colheres de sopa de linhaça
  • 3 colheres de sopa de gergelim preto
  • 3 colheres de sopa de amêndoas picadas
  • 1 ovo
  • Açafrão a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • Sal marinho a gosto
  • Azeite a gosto

MODO DE PREPARO:                        

  1. Cozinhe a quinoa (tem que deixar de molho antes, pelo menos 2 horas, pra não ficar amarga). 
  2. Depois, é só cozinhar em água com sal marinho até ficar macia, escorrer em água corrente e começar a temperar para fazer a crosta do atum. 
  3. Em um recipiente misture a quinoa, linhaça, gergelim preto e amêndoa picada. 
  4. Tempere com uma pitada de açafrão, sal e pimenta do reino e reserve. 
  5. Tempere o atum com sal e pimenta.
  6. Depois, é só passá-lo pela crosta reservada, apertando bem. 
  7. Se preferir, pincele o atum com um ovo batido antes de passá-lo pela crosta, isso ajuda a grudá-la no peixe. 
  8. Em uma frigideira bem quente coloque um fio de azeite para selar o atum por toda a crosta, até dourar e o peixe começar a mudar de cor, de fora pra dentro, virando com uma pinça e com cuidado para não desfazer a crosta. 
  9. Quando o atum estiver com as pontas branquinhas, a crosta dourada e o centro ainda rosado, está pronto. 
  10. Deixe descansar um pouco e depois, com uma faca bem afiada, corte em fatias.
  11. Se quiser trocar o peixe pode (Tilápia, pescada e até salmão).

Comentários (0)

Comentar

Destaques

ver blog →

Pão de Queijo Fit na caneca, uma ótima opção para quem não quer sair da dieta

Brownie Fit de Batata Doce: uma ótima pedida para quem não quer glúten e lactose

Crostini de ovos e chia: receita light que pode ser consumida como lanche pré treino

Lombinho de porco assado na dieta saudável