
Baião de Dois – Um prato típico do estado do Ceará, muito apreciado na região Nordeste e partes da região Norte do Brasil, como Rondônia, Acre, Amazonas e Pará. Consiste num preparado de arroz e feijão, de preferência o feijão verde ou feijão novo. É frequente adicionar-se queijo de coalho. Não se adiciona carne-seca (charque) no Ceará. Na Paraíba e Pernambuco, existe uma variante desse prato chamado de rubacão, onde no Sertão é bastante apreciado.
Com seus ingredientes marcantes e aquele sabor nordestino, o baião de dois é uma daquelas receitas que a gente prova e não esquece jamais. Faça em casa e surpreenda sua família com esta maravilha.
Ingredientes:
1kg de arroz parboilizado
½kg de feijão de corda
200g de bacon em cubos
2 linguiças calabresas em cubos
1/2 cebola média em rodelas finas
2 dentes de alho amassados ou picados
2 tabletes de caldo de bacon
Sal a gosto
100g de Margarina
½ kg de queijo coalho
Modo de Preparo – Cozinhe o arroz normalmente e deixe na panela, guardando espaço suficiente para acrescentar o feijão. Cozinhe também o feijão normalmente, tendo cuidado para não deixá-lo muito mole. Quando ambos estiverem prontos, prepare o tempero. Em outra panela coloque a Margarina para derreter e adicione o bacon e a linguiça para dourar. Quando estiverem levemente dourados acrescente, o alho e a cebola para dourar também.
Em seguida jogue o feijão cozido (apenas o feijão, sem água), acrescente o caldo de bacon e o sal a seu gosto. Coloque 1 xícara de água e deixe ferver por uns 5 minutos. Após a fervura apague o fogo, pegue com uma colher e vá jogando dentro da panela do arroz, aos poucos. Mexa. Cuidado para não ficar com caldo em excesso. Corte o queijo em tiras e misture metade (reserve a outra para enfeitar o prato) junto com o arroz e o feijão. Após misturar bem coloque em um refratário de vidro e enfeite com o restante do queijo por cima.