Click Gourmet

Bolo Souza Leão: Um dos doces mais antigo do Brasil

Tradicionalmente, o bolo Souza Leão é servido em ocasiões especiais, tendo-se apuro não só na escolha dos ingredientes e no preparo, como também no esmero em servi-lo

Bolo Souza Leão: Um dos doces mais antigo do Brasil

É um dos mais antigos doces do país, e recebeu o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do estado de Pernambuco — outorgado pela Lei nº 357 de 2007. Acredita-se que a receita já seja conhecida desde a primeira metade do século XIX, e tenha sido introduzida na história da culinária pernambucana por intermédio de Dona Rita de Cássia Sousa Leão Bezerra Cavalcanti, esposa de um coronel proprietário de vastos engenhos na região de Jaboatão dos Guararapes.

Tradicionalmente, o bolo Souza Leão é servido em ocasiões especiais, tendo-se apuro não só na escolha dos ingredientes e no preparo, como também no esmero em servi-lo. O costume é apresentar a iguaria em louças e porcelanas finas, com utensílios de prata e cristal. Contam que ele foi servido ao imperador Dom Pedro II e à sua esposa Teresa Cristina em 1859, quando passaram pelo estado de Pernambuco.

O doce passou por diversas modificações nos ingredientes para chegar ao verdadeiro gostinho brasileiro, não perdendo a cremosidade e consistência. Realmente, provar este incrível doce vai deixar qualquer momento muito mais saboroso!

Então vamos a receita.

Ingredientes:                               

-250g ou 1 xícara de Margarina

-1kg de massa de mandioca peneirada

-2 vidros de 200ml de leite de coco

-800g ou 5 xícaras de açúcar

-3 copos americanos de água

-Uma pitada de sal

-10 gemas

Modo de Preparo – Misture massa de mandioca, leite de coco e sal. Reserve. Faça o mel misturando açúcar e água. Leve ao fogo. Ao soltar bolhas, desligue o fogo e junte a margarina aos poucos. Quando estiver morno, coloque as gemas uma a uma misturando bem. Junte o mel à massa reservada e passe esta mistura em uma peneira fina duas vezes. Coloque a massa em uma forma untada com margarina e leve ao forno por aproximadamente 35 minutos.

COMPARTILHE

Bombando em Click Gourmet

1

Click Gourmet

COZINHA PORTUGUESA: Aprenda a preparar um delicioso Frango com batatas à cabidela

2

Click Gourmet

Receita refinada de Polenta com Uovo e Tartufo para seu jantar especial

3

Click Gourmet

Receita de Favada Nordestina, uma iguaria pra lá de especial

4

Click Gourmet

Receita de Chanpon: Um prato típico da culinária japonesa

5

Click Gourmet

Almôndegas assadas com salada de brócolis