Buchada de bode, uma iguaria típica do Nordeste

Em todo o Nordeste, a buchada é feita com as entranhas (rins, fígado e vísceras) do bode, lavadas, fervidas, cortadas, temperadas e cozidas em bolsas

Por

Buchada de bode, ou simplesmente buchada, é um prato típico da região Nordeste do Brasil. A iguaria tem origem no maranhão, da culinária portuguesa tradicional. A buchada remete também ao prato crux mechi da gastronomia libanesa.

Em todo o Nordeste, a buchada é feita com as entranhas (rins, fígado e vísceras) do bode, lavadas, fervidas, cortadas, temperadas e cozidas em bolsas (que medem cerca de 8 cm de diâmetro), feitas com o próprio estômago do animal. No Nordeste, mais rigorosamente, a buchada leva apenas as chamadas vísceras brancas — as tripas e as outras partes do estômago que não foram utilizadas para fazer as bolsas. As vísceras vermelhas, como o coração, rins, pulmões, fígado e o baço (preparo à passarinha), compõem um prato diferente, o sarrabulho ou sarapatel, dependendo da espécie de animal.

Em geral, no Nordeste, berço da iguaria, diz-se simplesmente «buchada», já que se supõe que esta é feita do bode. Entretanto, não é raro que se encontre a buchada preparada com vísceras de carneiro ou mesmo de boi. Ademais, é mais comum encontrar a buchada recheada com as vísceras vermelhas no Sul e Sudeste do que no Norte e Nordeste do país. Então, vamos a receita.

Ingredientes:     

-3 tomates

-2 cebolas grandes

-1 pimentão

-6 dentes de alho

-Cominho

-Colorau

-Cheiro verde e sal a gosto

-Limão

Modo de preparo - Coloque a buchada na água com limão por vinte minutos. Após este tempo, retire e faça um picadinho. Depois, coloca tudo em uma vasilha junto com os temperos já cortados (como um vinagrete) e deixa repousando.

Vai costurando os buchos, depois pega os ingredientes reservados e coloca dentro dos buchos. Costura para fechar e coloca em uma panela pra cozinhar com todos temperos. Deixar cozinhar por duas horas.


Comentários (0)

Comentar

Destaques

ver blog →

Rabanada recheada para compor a mesa natalina

Espaguete ao Molho cremoso com cação

Moqueca de Banana da terra, um prato vegetariano que ganha destaque na ceia de natal

Fraldinha marinada com alecrim e limão, uma boa pedida para ter na ceia de natal