Buchada de bode, uma iguaria típica do Nordeste

Em todo o Nordeste, a buchada é feita com as entranhas (rins, fígado e vísceras) do bode, lavadas, fervidas, cortadas, temperadas e cozidas em bolsas

Por

Buchada de bode, ou simplesmente buchada, é um prato típico da região Nordeste do Brasil. A iguaria tem origem no maranhão, da culinária portuguesa tradicional. A buchada remete também ao prato crux mechi da gastronomia libanesa.

Em todo o Nordeste, a buchada é feita com as entranhas (rins, fígado e vísceras) do bode, lavadas, fervidas, cortadas, temperadas e cozidas em bolsas (que medem cerca de 8 cm de diâmetro), feitas com o próprio estômago do animal. No Nordeste, mais rigorosamente, a buchada leva apenas as chamadas vísceras brancas — as tripas e as outras partes do estômago que não foram utilizadas para fazer as bolsas. As vísceras vermelhas, como o coração, rins, pulmões, fígado e o baço (preparo à passarinha), compõem um prato diferente, o sarrabulho ou sarapatel, dependendo da espécie de animal.

Em geral, no Nordeste, berço da iguaria, diz-se simplesmente «buchada», já que se supõe que esta é feita do bode. Entretanto, não é raro que se encontre a buchada preparada com vísceras de carneiro ou mesmo de boi. Ademais, é mais comum encontrar a buchada recheada com as vísceras vermelhas no Sul e Sudeste do que no Norte e Nordeste do país. Então, vamos a receita.

Ingredientes:     

-3 tomates

-2 cebolas grandes

-1 pimentão

-6 dentes de alho

-Cominho

-Colorau

-Cheiro verde e sal a gosto

-Limão

Modo de preparo - Coloque a buchada na água com limão por vinte minutos. Após este tempo, retire e faça um picadinho. Depois, coloca tudo em uma vasilha junto com os temperos já cortados (como um vinagrete) e deixa repousando.

Vai costurando os buchos, depois pega os ingredientes reservados e coloca dentro dos buchos. Costura para fechar e coloca em uma panela pra cozinhar com todos temperos. Deixar cozinhar por duas horas.


Comentários (0)

Comentar

Destaques

ver blog →

Sanduíche cremoso de cenoura refogada para compensar os exageros do carnaval

Receita de salpicão de frango para ficar bem alimentado no carnaval

Como fazer uma deliciosa receita de Creme de Camarão

Salada de frutas light com laranja, amora, morango e uva para começar bem a semana