Click Gourmet

Comer macarrão instantâneo faz mal à saúde?

O consumo exagerado de macarrão instantâneo pode fazer mal para a saúde, pois, normalmente, possui grandes quantidades de sódio, gordura […]

Comer macarrão instantâneo faz mal à saúde?

O consumo exagerado de macarrão instantâneo pode fazer mal para a saúde, pois, normalmente, possui grandes quantidades de sódio, gordura e conservantes em sua composição. Além disso, cada pacote de macarrão instantâneo, por norma, contém o dobro da quantidade de sal recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 4 g por dia. Essa quantidade é encontrada principalmente nos pacotinhos de sabor que vêm junto à embalagem do macarrão instantâneo.

Por ser uma comida rápida de preparar, também contém aditivos, corantes artificiais e toxinas, como o glutamato monossódico, que podem prejudicar a saúde a longo prazo. O glutamato monossódico (MSG) é um intensificador do sabor feito a partir da cana de açúcar e pode ser encontrado no rótulo como extrato de levedura, proteína vegetal hidrolisada ou E621.

Principais consequências para a saúde – O consumo frequente de macarrão instantâneo pode levar ao aparecimento de diversas alterações na saúde ao longo do tempo, como:

  • Aumento da pressão arterial;
  • Maior risco de problemas cardíacos devido a alterações nos níveis de colesterol, principalmente aumento do mau colesterol, o LDL;
  • Aumento da acidez do estômago, podendo resultar em gastrite e refluxo gastroesofágico;
  • Aumento do peso devido à grande quantidade de gordura;
  • Desenvolvimento da síndrome metabólica;
  • Problemas renais a longo prazo.

Por isso, é recomendado evitar ao máximo o consumo desse tipo de comida, optando por alimentos mais saudáveis e se possível preparadas com pouco sal, como saladas frescas e legumes cozidos. Para conferir algum sabor indica-se o uso de ervas finas e especiarias, que não fazem mal a saúde e são agradáveis ao paladar.

Composição nutricional – Na tabela a seguir é indicada a composição nutricional por cada 100 gramas de macarrão instantâneo:

 

 

 

 

 

 

Fonte: tuasaude.com

COMPARTILHE

Bombando em Click Gourmet

1

Click Gourmet

RECEITA JUNINA: Aprenda fazer um delicioso arroz doce funcional

2

Click Gourmet

RECEITA JUNINA: Saiba como fazer mungunzá, a receita mais querida do São João

3

Click Gourmet

RECEITA JUNINA: Milho cozinhado sabor manteiga

4

Click Gourmet

RECEITA JUNINA: Bolo Pé de Moleque

5

Click Gourmet

RECEITA JUNINA: Paçoca versão nutritiva e saudável