Receitas Salgadas

Como preparar um delicioso hambúrguer caseiro para dá aquela fugida da dieta

Agora basta pegar a carne e modelar em formato de bife de hamburguer. Para facilitar, nós temos um truque: separe outra tigela pequena e após pegar uma "mãozada" de carne, faça uma bola e atire dentro dessa tigela.

Por

Um hambúrguer bem feito pode ser uma refeição tão saborosa quanto um prato de restaurante. Mas para isso, é preciso abandonar a conveniência de fast food e dos bifes de hambúrguer congelados - para um hambúrguer realmente gostoso, você precisa fazer o seu bife. 

O segredo para um bife de hambúrguer delicioso é equilibrar a carne magra com uma carne com mais gordura. É muito importante trazer gordura para o bife de hambúrguer, senão ele irá ficar muito seco e duro - e o ponto ideal do hambúrguer é úmido e macio. 

Assim, não se preocupe que o hambúrguer não ficará gorduroso, pois a gordura irá derreter quando você assá-lo ou fritá-lo, dando muito sabor à carne. Para fazer o hambúrguer caseiro, então vamos a receita.

Ingredientes:                   

  • 500 gramas de carne moída ou guisado de primeira ou de uma carne magra como patinho
  • 500 gramas de carne moída ou guisado de segunda ou de uma carne com mais gordura
  • 1 cebola branca grande
  • 2 dentes de alho
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:                 

  1. O preparo é relativamente simples: o primeiro passo é picar a cebola e o alho finamente, bem pequeno mesmo. Depois, em uma tigela grande, misture os dois tipos de carne, a cebola picada e os dentes de alho picados com as mãos.
  2. Misture bem mesmo! Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e misture novamente. 
  3. Agora basta pegar a carne e modelar em formato de bife de hambúrguer. Para facilitar, nós temos um truque: separe outra tigela pequena e após pegar uma "mãozada" de carne, faça uma bola e atire dentro dessa tigela.
  4. É para atirar mesmo, então deixe em uma superfície que não vá quebrar ou cair. Isso irá ajudar a compactar o hambúrguer para que ele não se quebre em pedaços. 
  5. Modele os seus bifes de hambúrguer conforme o seu desejo. Com essa quantidade de carne, você pode fazer até 10 bifes de 100 gramas mais ou menos grossos, mas também é possível fazer mais ou menos, isso só depende de você. 
  6. Caso queira, você também pode congelar esses bifes de hambúrguer por semanas no freezer - e não é necessário descongelar cada um deles antes de levar ao forno ou à panela para fritar, tire do freezer e leve diretamente ao fogo. Para congelar os bifes de hambúrguer, após modelar, enrole com filme-plástico com cuidado para que nenhuma parte fique descoberta. 
  7. Para assar, leve ao forno bem quente em uma forma com um pingo de óleo por cerca de 20 minutos - ajuste de acordo com o ponto de carne desejado. Você também pode fritá-lo: para isso, utilize uma panela antiaderente, deixe-a bem quente, coloque o óleo e frite um ou dois bifes por vez.
  8. Ao fritar, no primeiro momento, o bife de hambúrguer irá grudar na panela, mas não se preocupe, logo irá soltar. Quando isso acontecer, vire e faça o mesmo do outro lado. 
  9. Agora é só você montar o hambúrguer completo da sua maneira. Para algo bem clássico e simples, recomendamos começar com pão, maionese, alface, hambúrguer, tomate, cebola roxa, e queijo derretido! 

Comentários (0)

Comentar

Destaques

ver blog →

Ovo de colher com d-tone, uma opção mais econômica para páscoa na quarentena

Alfajor de chocolate com zero açúcar para começar bem mais uma semana de quarentena

Crepe salgado fit para não sair da dieta durante a pandemia do Covid-19

Torta Chocolomba de trufa com chocolate e morangos, uma receita inédita, prática e saborosa