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Dez alimentos para aumentar imunidade e se proteger do Covid-19

Para se proteger do novo coronavírus é preciso turbinar o sistema imunológico, consumindo os alimentos certos e evitando outros.

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Em tempos de Covid-19 é imprescindível  se prevenir contra esse vírus que vem assolando o mundo, e para se proteger do novo coronavírus é preciso turbinar o sistema imunológico, consumindo os alimentos certos e evitando outros.

De acordo com a médica ortomolecular Anna Bordini, da Clínica Bertolini, "leite e derivados, açúcar refinado, cafeína, sal, álcool e alimentos industrializados e ricos em gorduras trans podem enfraquecer o sistema imunológico".

Saiba quais alimentos consumir para dar um UP no seu sistema imunológico:      

Alho              
"Tem função imunoprotetora e uma boa dose de selênio e zinco, nutrientes importantes para evitar gripes, resfriados e outras doenças. Pode ser consumido no tempero das preparações e adicionado cru para temperar o tofu, por exemplo", explica Lucianna Jardim, nutricionista especialista em ciência dos alimentos.      

Cebola 

Segundo Lucianna Jardim, "a quercitina presente no alimento é um potencializador da função imune, prevenindo doenças virais e alérgicas. Use sempre em temperos ou crua na salada".

Lichia                  
Rica em vitamina C, auxilia na imunidade e tem propriedades antiinflamatórias. "Recomenda-se o consumo de uma porção (cerca de 100 gramas) por dia", diz a nutricionista Lucianna Jardim.

Gengibre                       

Lucianna Jardim explica que "o gengibre auxilia nas defesa do organismo porque possui importante ação bactericida, além de boas doses de vitamina B6 e C. Pode ser adicionado no suco (1 colher de sopa de gengibre ralado, duas vezes por dia) ou servir para fazer chá (2 colheres de sopa de gengibre fresco para 1 litro de água)".
Termogênicos: gengibre também ajuda a emagrecer.

Cogumelo shitake              

"O shitake é rico em lentinana, nutriente capaz de estimular a produção das células de defesa (macrófagos e linfócitos) e aumentar a imunidade. Utilizado em larga escala na comida japonesa, tem sido cada vez mais prescrito, graças aos seus aminoácidos e função imunoprotetora. Recomenda-se o consumo de cerca de 100g por dia", orienta Lucianna.

Castanha-do-Pará                 

Segundo Lucianna Jardim, "a castanha-do-Pará é rica em selênio, poderoso antioxidante no combate aos radicais livres, que também turbina o sistema imunológico. Consumir uma ou duas por dia é suficiente para suprir as necessidades diárias de selênio".

Batata yacon              

De acordo com a nutricionista, "a batata yacon contém frutooligossacarídeos (FOS) importantes para a saúde intestinal, e consequentemente, para imunidade".

Iogurte natural             

"O iogurte natural é rico em lactobacilos com propriedades probióticas, que melhoram a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico. O alimento também ajuda no controle do sobrepeso e obesidade", explica Lucianna.

Vegetais verde-escuros       

"Brócolis, couve, couve de Bruxelas, rúcula e espinafre são fontes importantes de ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12, que possuem papel na maturação das células imunes, ajudando na resistência às infecções", diz a ortomolecular Anna Bordini. A nutricionista Lucianna Jardim completa: "Estes alimentos também são ricos em ácido fólico, nutriente que participa da formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo".

Frutas cítricas            

"Laranja, acerola, limão, kiwi, e morango são ricas em vitamina C, antioxidantes, fibras, flavonóides e propriedades antiinflamatórias. As frutas cítricas aumentam a imunidade são importantes para a prevenção do câncer e doenças cardiovasculares", diz Lucianna Jardim.


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