Click Gourmet

Fricassé de frango light: uma receita prática para quem não quer sair da dieta

Tempere os cubos de peito de frango com sal e pimenta a gosto. Coloque o azeite em uma frigideira bem quente e doure os cubos de frango. Se quiser dê uma desfiada bem grosseira nos cubos de frango, mas se preferir deixe assim mesmo.

Fricassé de frango light: uma receita prática para quem não quer sair da dieta

Fricassé, na culinária de Portugal, é um molho de ovos e limão, equivalente ao grego avgolemono. Já no Brasil, fricassé ou fricassê são termos usados para um guisado com molho branco, como na França de onde a expressão é aparentemente originária. Noutros países, a receita não leva ovos, embora no dicionário da Real Academia Española esteja explícito que esta iguaria, de origem francesa, levava um molho com ovos.

Em Portugal, a palavra utiliza-se tanto como a principal no nome do prato (“Fricassé de Pescada”, “Fricassé de Legumes”) como no final (“Frango de Fricassé”, “Almôndegas de Fricassé”, “Língua de vaca de Fricassé”), mas sempre com o molho engrossado com ovos e limão, como o avgolemono dos gregos. Por vezes, acrescenta-se maizena para reforçar o creme.

Agora que já conhecemos um pouco mais da origem desta receita, vamos aprende como se faz. Confira!

INGREDIENTES:       

  • 4 filés de peito de frango bem limpos e sem pele, cortados em cubos
  • 3 espigas de milho verde cozido ou 1 lata grande
  • 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço fatiadas ou picadas
  • 1 xícara (chá) de creme de ricota light
  • 2/3 de xícara (chá) de leite desnatado
  • 1 fio de azeite
  • 1 cebola picada
  • 1 dente de alho bem picado
  • salsinha fresca bem picada
  • sal e pimenta a gosto
  • batata palha para finalizar

MODO DE PREPARO – Tempere os cubos de peito de frango com sal e pimenta a gosto. Coloque o azeite em uma frigideira bem quente e doure os cubos de frango. Se quiser dê uma desfiada bem grosseira nos cubos de frango, mas se preferir deixe assim mesmo. Junte a cebola, o alho, o milho e as azeitonas. Ajuste o sal e a pimenta se necessário e adicione salsinha fresca picada a gosto. Forre o fundo de ramequins individuais ou de um refratário grande com o refogado de frango e milho. Reserve. Preaqueça o forno a 190º. Enquanto isso misture o creme de ricota com o leite e leve ao fogo médio em uma panelinha, assim que começar a ferver desligue.Cubra o refogado de frango com o molho e leve para gratinar por 15 a 20 minutos. Quando estiver pronto retire do forno e cubra com batata palha. Sirva em seguida.

                   

COMPARTILHE

Bombando em Click Gourmet

1

Click Gourmet

Receita refinada de Polenta com Uovo e Tartufo para seu jantar especial

2

Click Gourmet

Receita de Favada Nordestina, uma iguaria pra lá de especial

3

Click Gourmet

Receita de Chanpon: Um prato típico da culinária japonesa

4

Click Gourmet

Almôndegas assadas com salada de brócolis

5

Click Gourmet

Bolinho de carne moída, macio por dentro e crocante por fora