Click Gourmet

Receita de mousse de chocolate para diabéticos

É possível manter uma alimentação saudável, nutritiva, com controle adequado de porções e que, além de fazer bem ao bolso, agrada toda a família

Receita de mousse de chocolate para diabéticos

Receita de musse de chocolate para diabéticos — Foto:Divulgação

Qual é a dieta mais saudável para o diabético?
A alimentação com baixo índice glicêmico que é ideal para diabéticos. A ideia é mostrar que os diabéticos não estão condenados a uma vida de comida insossa, sem nunca mais poder comer um docinho, por exemplo.

É possível manter uma alimentação saudável, nutritiva, com controle adequado de porções e que, além de fazer bem ao bolso, agrada toda a família.

Sobre este assunto, o livro Receitas para combater o diabetes, lançamento da editora Alaúde, reuniu mais de 100 pratos de baixo índice glicêmico para todas as refeições: café da manhã, almoço, jantar, lanches e sobremesas, sempre em combinações apetitosas.

O exemplar traz uma variedade de receitas para o preparo de bolos, panquecas, lasanhas, saladas, pizzas e outros pratos inspirados nas mais tradicionais culinárias do mundo. Todas específicas para diabéticos e aprovadas por nutricionistas.

Além das receitas, o livro tem informações nutricionais de todos os pratos e dois cardápios de sete dias completos, com contagem de calorias.

VALOR NUTRICIONAL POR PORÇÃO
• 5 g de gorduras totais
• 3,1 g de gorduras saturadas
• 744 kJ (178 cal)
• 26,9 g de carboidratos
• 5,3 g de proteínas
• 2,1 g de fibras
• 112 mg de sódio

Ingredientes:

50 g de chocolate amargo (mínimo 70% de cacau) picado
½ xícara (120 g) de ricota light em temperatura ambiente
¼ de xícara (55 g) de açúcar
3 colheres (chá) de cacau em pó sem açúcar
2 claras
125 g de framboesas frescas

Modo de Preparo:

1- Coloque o chocolate numa tigela média refratária. Sem deixar que o fundo da tigela encoste na água, leve-o ao banho-maria sobre uma panela média de água fervente em fogo brando, até derreter. Deixe esfriar por 10 minutos.
2- Leve a ricota, o açúcar e o cacau ao processador, e bata até obter um creme liso. Junte o chocolate derretido e bata até misturar bem.
3- À parte, bata as claras em neve na batedeira até formarem picos moles. Incorpore as claras em neve delicadamente à mistura de chocolate. Faça isso em 2 levas. Distribua a mistura em 4 tacinhas com capacidade de ½ xícara (125 ml). Cubra e leve à geladeira por 6 horas ou até a musse ficar firme.
4- Sirva a musse decorada com framboesas.

Dicas: Se a ricota estiver muito gelada e o chocolate acabar endurecendo, leve-os ao micro-ondas por 15 segundos para amolecer antes de incorporar as claras em neve. Na geladeira, a musse se conserva por até 3 dias.

COMPARTILHE

Bombando em Click Gourmet

1

Click Gourmet

Receita refinada de Polenta com Uovo e Tartufo para seu jantar especial

2

Click Gourmet

Receita de Favada Nordestina, uma iguaria pra lá de especial

3

Click Gourmet

Receita de Chanpon: Um prato típico da culinária japonesa

4

Click Gourmet

Almôndegas assadas com salada de brócolis

5

Click Gourmet

Bolinho de carne moída, macio por dentro e crocante por fora