Click Gourmet

Salada de Grão-de-Bico com legumes para manter a imunidade sempre em alta

A comida ajuda em muito a fortalecer nosso sistema imunológico, como um combustível essencial no combate a doenças, vírus, bactérias e infecções.

Salada de Grão-de-Bico com legumes para manter a imunidade sempre em alta

Enquanto estamos na pandemia, é fundamental manter a cabeça saudável mas também o corpo – e não somente através dos importantes exercícios, mas também da alimentação. A comida ajuda em muito a fortalecer nosso sistema imunológico, como um combustível essencial no combate a doenças, vírus, bactérias e infecções. Para isso, manter um cardápio rico em nutrientes e vitaminas é algo essencial.

Ingredientes:      

  • 1 xícara (de chá) de grão-de-bico cru
  • 1/2 abobrinha brasileira média cortada em cubinhos
  • 1 xícara (de chá) de cenoura ralada
  • 1/2 xícara (de chá) de cebola picada (usei a roxa)
  • 1/2 xícara (de chá) de ervilhas frescas
  • 1/2 xícara (de chá) de salsinha picada
  • 2 colheres (de sopa) de mostarda
  • Suco de meio limão taiti
  • Azeite a gosto
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo – Cozinhe o grão-de-bico conforme o seu gosto (ou caso você preferir, use o pronto). Eu costumo deixar de molho em 4 xícaras de água por cerca de 10 horas, em seguida escorro, lavo e coloco na panela de pressão com 4 xícaras de água. Deixo cozinhar em fogo médio por 10 minutos depois que começou a chiar, em seguida, desligo e escorro.

Corte a abobrinha em cubinhos pequenos e cozinhe-os em água quente até ficarem al dente, o que vai levar cerca de 5 minutos. Rale a cenoura e pique os outros ingredientes conforme a descrição. Misture tudo em uma vasilha, juntamente com a mostarda e o limão, tempere com sal e pimenta a gosto, e regue com azeite. Deixe na geladeira por pelo menos uma hora antes de servir. Está pronto!

Dica – Nesta receita, usamos a cebola roxa, pois ela é mais suave que a tradicional, portanto mais indicada para se comer crua. Mas caso não encontrar, você pode usar a normal mesmo.
Você pode adicionar os temperos e ingredientes que preferir. Por exemplo, você pode por palmito ou maçã verde picada no lugar da abobrinha; adicionar milho, pode temperar com orégano e manjericão frescos. Para armazenar: guarde na geladeira, em uma vasilha fechada, por até 3 dias.

COMPARTILHE

Bombando em Click Gourmet

1

Click Gourmet

COZINHA PORTUGUESA: Aprenda a preparar um delicioso Frango com batatas à cabidela

2

Click Gourmet

Receita refinada de Polenta com Uovo e Tartufo para seu jantar especial

3

Click Gourmet

Receita de Favada Nordestina, uma iguaria pra lá de especial

4

Click Gourmet

Receita de Chanpon: Um prato típico da culinária japonesa

5

Click Gourmet

Almôndegas assadas com salada de brócolis