Mundo Jurídico

ClickJus: Advocacia brasileira perde Eduardo Seabra Fagundes

À época em que esteve a frente da OAB Nacional, durante o regime militar, em que a instituição fazia denúncias sobre desaparecimentos e perseguições aos presos políticos.

Por

Na data de ontem (25/11/2019), faleceu aos 83 anos, no Rio de Janeiro, o advogado Eduardo Seabra Fagundes, ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, entre 1979 e 1981, e do Instituto dos Advogados Brasileiros, no biênio 1976-1978. Membro Honorário Vitalício da OAB, também foi Procurador-Geral e Secretário de Justiça do Estado do Rio de Janeiro entre 1985 e 1986, conhecido pela defesa intransigente das liberdades fundamentais, direitos humanos e dos valores do regime político democrático.

À época em que esteve a frente da OAB Nacional, durante o regime militar, em que a instituição fazia denúncias sobre desaparecimentos e perseguições aos presos políticos, Dr. Seabra Fagundes sofreu atentado, quando uma carta-bomba a ele endereçada resultou na morte de sua secretária, Lyda Monteiro da Silva, ao abrir a correspondência, em 27 de agosto de 1980.

A advocacia brasileira está de luto pela perda da figura humana e do grande jurista que através do seu exemplo incentiva a busca pela Justiça, com ética, honradez, competência e dedicação aos valores republicanos. Uma trajetória que inspira por seu legado advogados e advogadas na defesa da profissão, do Estado Democrático de Direito e das garantias constitucionais do processo.

Wilson Sales Belchior - Advogado e graduado em direito pela UNIFOR, especialista em Processo Civil pela UECE, MBA em Gestão Empresarial e mestre em Direito e Gestão de Conflitos na UNIFOR. Também possui curso de curta duração em resolução de conflitos na Columbia Law School, nos Estados Unidos. Na mesma instituição participou de série de pesquisa avançada. Palestrante, professor universitário em cursos de pós-graduação em diferentes estados e autor de diversos artigos e livros, publicados em revistas, jornais, portais de notícias e editoras de circulação nacional. Conselheiro Federal da OAB (2013-2015). Vice-presidente da Comissão Nacional de Advocacia Corporativa do Conselho Federal da OAB (2013-2015). Membro da Comissão Nacional de Sociedade de Advogados do Conselho Federal da OAB (2010-2012). Membro da Coordenação de Inteligência Artificial do CFOAB (2018). Atualmente é Conselheiro Federal eleito para o triênio 2019-2021 e Presidente da Comissão Nacional de Direito Bancário.

Comentários (0)

Comentar

Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal ClickPB não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2020 se encerrarem.

Destaques

ver blog →

ClickJus: SISBAJUD, novo sistema de penhora online, já está em funcionamento normal

ClickJus: Defesa das prerrogativas da advocacia deve ser permanente

ClickJus: TJ-SP reconhece concorrência desleal em uso de links patrocinados com marca de terceiro

ClickJus: Apresentada primeira Ação Civil Pública com base na LGPD