Click Jus

ClickJus: Centro de Inteligência do Judiciário começa a funcionar em abril

O CIPJ foi criado em outubro de 2020 com a finalidade de identificar e propor tratamento adequado de demandas estratégicas ou repetitivas e de massa no Poder Judiciário brasileiro.

ClickJus: Centro de Inteligência do Judiciário começa a funcionar em abril

O Centro de Inteligência do Poder Judiciário (CIPJ) inicia o seu funcionamento a partir da reunião virtual agendada para 6 de abril de 2021, tendo sido instalado no mês anterior. O órgão é formadopelo Ministro Luiz Fux, Presidente do CNJ, Ministra Maria Cristina Peduzzi, presidente do TST, Ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do STJ, magistrados de Tribunais de Justiça e Tribunais Regionais Federais, com indicação em sistema de rodízio, a cada dois anos.

O CIPJ foi criado em outubro de 2020 com a finalidade de identificar e propor tratamento adequado de demandas estratégicas ou repetitivas e de massa no Poder Judiciário brasileiro. É formado por dois grupos, um decisório, outro operacional, cabendo ao primeiro fixar as diretrizes de trabalho do CIPJ e deliberar acerca das notas técnicas que lhe sejam encaminhadas pelo segundo.

Entre as suas competências destacam-se a gestão estratégica de conflitos (prevenção do ajuizamento de demandas repetitivas pela identificação das causas geradoras do litígio em nível nacional; políticas e ações de medicação e conciliação), a padronização de procedimentos (gestão dos processos suspensos pela admissão de IRDR ou afetação de processos para julgamento de recursos repetitivos ou recursos extraordinários com repercussão geral; critérios de taxonomia para classificação de demandas repetitivas ou em massa; uniformização de procedimentos e rotinas) e a gestão do conhecimento (encaminhamento aos Tribunais Superiores de informações sobre a repercussão de questões legais que se repetem).

A concretização do objetivo de aperfeiçoamento do fluxo de processamento das demandas repetitivas contará com o apoio de uma rede de Centros de Inteligência locais, os quais serão instalados junto aos Tribunais de Justiça, Seções Judiciárias e Tribunais Regionais do Trabalho, com interlocução organizada pelo CIPJ. O CNJ espera, com efeito, aperfeiçoar a prestação jurisdicional, aumentando o acesso à justiça e concretizando a duração razoável do processo.

Wilson Sales Belchior – Graduado em Direito, especialista em Processo Civil e Energia Elétrica, MBA em Gestão Empresarial, Mestre em Direito e Gestão de Conflitos, Doutorando em Direito Constitucional. Advogado, palestrante, professor universitário em cursos de pós-graduação em diferentes estados e autor de diversos artigos e livros, publicados em revistas, jornais, portais de notícias e editoras de circulação nacional. Atualmente é Conselheiro Federal da OAB eleito para o triênio 2019-2021 e Presidente da Comissão Nacional de Direito Bancário.

COMPARTILHE

Bombando em Click Jus

1

Click Jus

Brasil ganha Frente Nacional de Defesa do Consumidor

2

Click Jus

ClickJus: Conselho Nacional de Justiça decide que cartórios deverão divulgar faturamento na internet

3

Click Jus

ClickJus: Conselho Nacional de Justiça lança aplicativo para apoiar pessoas egressas do sistema prisional

4

Click Jus

ClickJus: Empresa de intermediação de serviços de hospedagem é condenada por cancelamentos sucessivos nas reservas

5

Click Jus

ClickJus: STJ decide sobre fraude praticada em plataforma de intermediação de negócios na internet