Click Jus

ClickJus: Decisão judicial nega pedido de youtuber a selo de verificação no Instagram

Além disso, a decisão determinou que a parte autora deverá arcar com as custas, despesas processuais e honorários advocatícios arbitrados em R$ 1.000,00.

ClickJus: Decisão judicial nega pedido de youtuber a selo de verificação no Instagram

Sentença da 7ª Vara Cível da Comarca de Ribeirão Preto-SP julgou improcedente o pedido de um youtuber para condenar a parte requerida à concessão do selo de verificação ao seu perfil na rede social Instagram. Além disso, a decisão determinou que a parte autora deverá arcar com as custas, despesas processuais e honorários advocatícios arbitrados em R$ 1.000,00.

No caso concreto, o youtuber sustentou a titularidade de um canal com mais de 2,4 milhões de visualizações, além de ser cantor e ter sua biografia mencionada na Wikipedia. Circunstâncias que, segundo a parte autora, preencheriam os requisitos de conta “autêntica, exclusiva, completa e notável”, exigidos para a concessão do selo de autenticidade.

A empresa detentora da rede social apontou, por seu turno, a existência de políticas e processos internos para a outorga do selo de verificação, o qual é concedido a contas verdadeiras titularizadas por figura pública, celebridade ou marca global. Enfatizou-se, nesse sentido, a discricionariedade para eventual outorga e a possibilidade de pedido administrativo.

A sentença reconheceu que “não compete ao Poder Judiciário interferir na atividade privada e na livre concorrência”, porquanto “os parâmetros para a análise da conveniência e oportunidade da outorga do selo de autenticidade […] vinculam-se a diretrizes internas” da rede social. Ademais, mostrou-se que esses princípios fundamentam não apenas a ordem econômica, mas também disciplinam o uso da internet no Brasil na direção do entendimento do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Enfatizou-se a inexistência de obrigatoriedade de concessão do selo de verificação, considerando que esse procedimento obedece a critérios expostos na rede social. Constou, assim, que “é o usuário que se sujeita aos critérios de prestação de serviços da empresa ao criar o seu perfil, inexistindo previsão legal ou contratual obrigando-a a conceder o selo de verificação, como consta dos termos da contratação e dispõe o princípio da legalidade”.

Wilson Sales Belchior – Graduado em Direito, especialista em Processo Civil e Energia Elétrica, MBA em Gestão Empresarial, Mestre em Direito e Gestão de Conflitos, Doutorando em Direito Constitucional. Advogado, palestrante, professor universitário em cursos de pós-graduação em diferentes estados e autor de diversos artigos e livros, publicados em revistas, jornais, portais de notícias e editoras de circulação nacional. Atualmente é Conselheiro Federal da OAB eleito para o triênio 2019-2021 e Presidente da Comissão Nacional de Direito Bancário.

COMPARTILHE

Bombando em Click Jus

1

Click Jus

Brasil ganha Frente Nacional de Defesa do Consumidor

2

Click Jus

ClickJus: Conselho Nacional de Justiça decide que cartórios deverão divulgar faturamento na internet

3

Click Jus

ClickJus: Conselho Nacional de Justiça lança aplicativo para apoiar pessoas egressas do sistema prisional

4

Click Jus

ClickJus: Empresa de intermediação de serviços de hospedagem é condenada por cancelamentos sucessivos nas reservas

5

Click Jus

ClickJus: STJ decide sobre fraude praticada em plataforma de intermediação de negócios na internet