Click Jus

ClickJus: Dia Internacional das Mulheres é momento de reafirmar defesa da igualdade e diversidade

As circunstâncias dos últimos meses, principalmente o aumento da violência de gênero, evidenciam, com mais força, a urgência de a defesa dos direitos das mulheres ser permanente.

ClickJus: Dia Internacional das Mulheres é momento de reafirmar defesa da igualdade e diversidade

Neste 8 de março é premente a necessidade de avançar com o reconhecimento da diversidade enquanto valor que precisa estar presente na cultura organizacional, dentro e fora do setor de serviços jurídicos; enfrentar os desdobramentos de uma trajetória histórica de desigualdades; rejeitar todas as expressões de misoginia, sexismo e machismo; e implementar práticas e iniciativas que promovam ambientes diversificados e inclusivos.

As circunstâncias dos últimos meses, principalmente o aumento da violência de gênero, evidenciam, com mais força, a urgência de a defesa dos direitos das mulheres ser permanente. É inadiável, pois, a mobilização para afirmação de direitos, a luta por igualdade econômica e política e o repúdio a todas as formas de violência e discriminação.

Conquista de espaços de representação integra, do mesmo modo, os objetivos de enfrentamento reunidos na mensagem deste dia. Na advocacia, conquista importante, nessa direção, foi a paridade de gênero nas eleições da OAB, determinando-se que as chapas deverão obrigatoriamente serem formadas por 50% de mulheres. Avanço relevante ao aperfeiçoamento institucional e, mais especialmente, às advogadas brasileiras, assegurando-se a possibilidade de participação e representação.

Importante lembrar, nesse sentido, trecho do voto do Ministro Fachin na ADI 5.617/DF “a igualdade entre homens e mulheres exige não apenas que as mulheres tenham garantidas iguais oportunidades, mas também que sejam elas empoderadas por um ambiente que as permita alcançar igualdade de resultados”. Isto porque “o empoderamento da mulher e sua total participação, em base de igualdade, em todos os campos sociais, incluindo a participação no processo decisório e o acesso ao poder, são fundamentais para a realização da igualdade, do desenvolvimento e da paz”, conforme estipulou-se na Declaração da IV Conferência Mundial sobre a Mulher.

Enfim, o mais importante da celebração envolvida neste 8 de março é o seu significado emancipatório. A garantia formal e material de autonomia e igualdade das mulheres, a convocação para que se organize uma sociedade sem discriminação de gênero. Na advocacia, em particular, assegurar às mulheres espaços e posições de liderança é imperativo que reflete o compromisso público com a concretização da igualdade e da diversidade.

Wilson Sales Belchior – Graduado em Direito, especialista em Processo Civil e Energia Elétrica, MBA em Gestão Empresarial, Mestre em Direito e Gestão de Conflitos, Doutorando em Direito Constitucional. Advogado, palestrante, professor universitário em cursos de pós-graduação em diferentes estados e autor de diversos artigos e livros, publicados em revistas, jornais, portais de notícias e editoras de circulação nacional. Atualmente é Conselheiro Federal da OAB eleito para o triênio 2019-2021 e Presidente da Comissão Nacional de Direito Bancário.

COMPARTILHE

Bombando em Click Jus

1

Click Jus

Brasil ganha Frente Nacional de Defesa do Consumidor

2

Click Jus

ClickJus: Conselho Nacional de Justiça decide que cartórios deverão divulgar faturamento na internet

3

Click Jus

ClickJus: Conselho Nacional de Justiça lança aplicativo para apoiar pessoas egressas do sistema prisional

4

Click Jus

ClickJus: Empresa de intermediação de serviços de hospedagem é condenada por cancelamentos sucessivos nas reservas

5

Click Jus

ClickJus: STJ decide sobre fraude praticada em plataforma de intermediação de negócios na internet