Click Jus

ClickJus: Pesquisa aponta cenário de confiança com o ambiente de negócios no Brasil em 2020

Os empreendedores entrevistados pela Deloitte também apontaram as prioridades que o Governo Federal deveria encampar para estimular o crescimento da economia e o ambiente de negócios do país.

A foto mostra um ambiente de negócios, envolvendo empresários.

Atualmente, a Paraíba conta com um total de 373.899 empresas ativas.

Estudo realizado pela Deloitte, empresa especializada em auditoria e consultoria empresarial, presente em mais de 150 países, identificou as tendências para o ambiente de negócios no Brasil através da percepção dos empreendedores e daquelas que deveriam ser as políticas públicas prioritárias do Governo Federal, com uma amostra composta por 1.377 empresas, as quais faturam conjuntamente 50% do PIB brasileiro, sediadas em todas as regiões geográficas do país, nos setores de bens de consumo, Tecnologia da Informação, infraestrutura e construção, telecomunicações, atividades financeiras, bens de capital, dentre outros. 

Na perspectiva da necessária adaptação frente às inovações disruptivas proporcionadas pelas novas tecnologias que são disponibilizadas no mercado, a pesquisa evidenciou como resultado dos investimentos prioritários das empresas participantes aqueles associados à pesquisa e desenvolvimento, inovação e qualificação, de sorte que, independentemente do cenário econômico, 74% pretendem adotar novas tecnologias, 73% ampliar ou criar programas de treinamento e formação de colaboradores, 67% lançar novos produtos ou serviços e 58% expandir ou organizar ações de P&D.

As intenções dos empreendedores que responderam ao estudo refletem confiança e expectativa positiva para o próximo ano, tanto é que 71% dos entrevistados acreditam que o cenário de negócios em 2020 será positivo, com a retomada de investimentos e o aumento dos empregos, com disposição para aquisições de outras organizações, marcas e produtos, participação em licitações, privatizações e concessões públicas, assim como iniciativas de expansão no concernente aos pontos de venda, parques e unidades de produção.

Os empreendedores entrevistados pela Deloitte também apontaram as prioridades que o Governo Federal deveria encampar para estimular o crescimento da economia e o ambiente de negócios do país, entre as quais se destacam para a atividade econômica e empreendedora, incentivos à geração de empregos, investimentos em infraestrutura (ferrovias, rodovias, hidrovias e portos), aumento na participação no comércio exterior, manutenção da inflação abaixo dos 4% ao ano, melhorar as parcerias público privadas, os processos de abertura e fechamento de empresas, incentivar a adaptação à Indústria 4.0 e à transformação digital, ampliar a oferta de crédito.

Além disso, as ações prioritárias para melhorar a eficiência da gestão pública e no espaço de leis e regulamentações apontadas pela pesquisa dizem respeito às reformas administrativa, tributária e política, junto com o combate à corrupção, iniciativas de desburocratização, novas privatizações, revisão das leis trabalhistas, de tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário e das regras de financiamento de campanhas eleitorais.

Wilson Sales Belchior – Advogado e graduado em direito pela UNIFOR, especialista em Processo Civil pela UECE, MBA em Gestão Empresarial e mestre em Direito e Gestão de Conflitos na UNIFOR. Também possui curso de curta duração em resolução de conflitos na Columbia Law School, nos Estados Unidos. Na mesma instituição participou de série de pesquisa avançada. Palestrante, professor universitário em cursos de pós-graduação em diferentes estados e autor de diversos artigos e livros, publicados em revistas, jornais, portais de notícias e editoras de circulação nacional. Conselheiro Federal da OAB (2013-2015). Vice-presidente da Comissão Nacional de Advocacia Corporativa do Conselho Federal da OAB (2013-2015). Membro da Comissão Nacional de Sociedade de Advogados do Conselho Federal da OAB (2010-2012). Membro da Coordenação de Inteligência Artificial do CFOAB (2018). Atualmente é Conselheiro Federal eleito para o triênio 2019-2021 e Presidente da Comissão Nacional de Direito Bancário.

COMPARTILHE

Bombando em Click Jus

1

Click Jus

Brasil ganha Frente Nacional de Defesa do Consumidor

2

Click Jus

ClickJus: Conselho Nacional de Justiça decide que cartórios deverão divulgar faturamento na internet

3

Click Jus

ClickJus: Conselho Nacional de Justiça lança aplicativo para apoiar pessoas egressas do sistema prisional

4

Click Jus

ClickJus: Empresa de intermediação de serviços de hospedagem é condenada por cancelamentos sucessivos nas reservas

5

Click Jus

ClickJus: STJ decide sobre fraude praticada em plataforma de intermediação de negócios na internet