Click Geek

“Fragmentado”, o grande retorno de Shyamalan

M. Night Shyamalan retorna às graças de Hollywood com um suspense psicológico que flerta com terror em “Fragmentado”

“Fragmentado”, o grande retorno de Shyamalan
(Foto: Universal/Divulgação)

Diretor dos consagrados “Sexto Sentido” e “Corpo Fechado”, M. Night Shyamalan retorna às graças de Hollywood com um suspense psicológico que flerta com terror em “Fragmentado”, título que traduz muito bem o protagonista, Kevin Wendell Crumb (James McAvoy), com transtorno dissociativo de identidade. Apesar do baixo orçamento, o longa já faturou US$ 257 milhões.

O personagem de Kevin foi pensado em 2000 para um outro filme do diretor, porém, a história ficou amadurecendo, enquanto as múltiplas identidades do protagonista eram desenvolvidas. Apesar de possuir 23 personalidades, de acordo com a psiquiatra Karen Fletcher (Betty Buckley), “Fragmentado” nos apresenta apenas 8 personagens que foram incrivelmente interpretados por McAvoy. Mesmo que com trejeitos caricatos, é possível identificar quem é quem pela expressão facial, como, por exemplo, em certo momento que uma das identidades tenta se passar por outra.

A tensão da trama gira em torno das três adolescentes sequestradas no início do filme, Marcia (Jessica Sula), Claire (Haley Lu Richardson) e Casey (Anya Taylor-Joy), que estão sendo mantidas aprisionadas sem saber bem porquê. Elas percebem que Kevin uma hora assume a identidade de uma mulher, ora é um garotinho de 9 anos de idade, e assim, tentam bolar vários planos para fugir, mesmo sem compreender de fato a doença do protagonista.

Karen Fletcher é especialista em casos de TDI, e seus estudos não são levados à sério pela comunidade acadêmica, pois fica claro que as pessoas não acreditam que é possível desenvolver múltiplas personalidades e não ter controle algum sobre elas. A médica ainda levanta uma questão que parece ser ainda mais absurda: “e se… a força da sua mente fosse tão forte a ponto de promover mudanças biológicas no seu corpo?”.

(Foto: Universal/Divulgação)

Entre a tensão nas cenas, entendemos que “Fragmentado” trata-se de um filme sobre abuso, seja ele físico, psicológico ou sexual, através das digressões de dois personagens. O terror do filme fica evidente cada vez que a Besta, nova identidade de Kevin, é mencionada, até o momento em que ela se manifesta. Todo o filme culmina neste momento e o mais perturbador de tudo é a ideia de pureza que a Besta tem, não o que ela é.

Shyamalan guarda para os fãs uma surpresa na cena final, uma referência que se passa no mesmo universo de “Fragmentado” e que deixa claro que uma sequência será produzida. O diretor finalmente fez uma obra digna da sua fama no início da carreira e ressurge das cinzas. Vale o ingresso!

COMPARTILHE

Bombando em Click Geek

1

Click Geek

Warner confirma sequência de ‘Constantine’ com retorno de Keanu Reeves

2

Click Geek

Ubisoft confirma desenvolvimento de novo game de Assassin’s Creed

3

Click Geek

Viúva Negra | Confira todos os easter eggs e referências do primeiro trailer

4

Click Geek

Disney pretende comprar Homem-Aranha da Sony por US$ 5 bilhões

5

Click Geek

Arlequina independente, estreia de ‘Coringa’ e um resumo da cultura pop em setembro