Democratização da medicina

João Pessoa sedia primeira telecirurgia robótica experimental em suíno da América Latina

A primeira telecirurgia experimental em suíno da América Latina foi realizada nesta sexta-feira (10), durante a 54ª Convenção Nacional da […]

João Pessoa sedia primeira telecirurgia robótica experimental em suíno da América Latina

A primeira telecirurgia experimental em suíno da América Latina foi realizada nesta sexta-feira (10), durante a 54ª Convenção Nacional da Unimed Brasil que aconteceu em João Pessoa. O procedimento, que representou um marco na história da medicina brasileira, foi feita no console na capital, pelo cirurgião do aparelho digestivo, Dr. Cássio Oliveira da Unimed João Pessoa e já abre caminho para a realização deste tipo em humanos na Paraíba que deve acontecer nos próximos 30 dias, quando o robô chega na cooperativa médica.

A cirurgia, com duração de cerca de 40 minutos, foi executada entre João Pessoa e Curitiba (PR), utilizando um robô conectado via internet convencional, sem necessidade de rede exclusiva. O resultado comprova o avanço da cirurgia robótica e da telemedicina em território nacional.

De acordo com o presidente da Unimed João Pessoa e anestesiologista, Dr. Gualter Ramalho, o procedimento é um divisor de águas para a medicina cooperativista. “O que realizamos foi histórico. É um passo decisivo rumo à democratização da assistência médica de alta complexidade, com tecnologia acessível e conectividade simples”, afirmou.

O anestesiologista destacou ainda que o projeto é fruto de uma parceria entre Unimed Brasil, Scolla Ensino, as empresas Edge Medical e David Medical, entre outros. “Esse grupo vem trabalhando desde o ano passado para estruturar o Programa Nacional de Cirurgia Robótica e Telecirurgia da Unimed. Hoje colhemos o resultado desse esforço coletivo”, explicou.

Em agosto, o mesmo grupo já havia realizado uma telecirurgia experimental entre Curitiba e Cascavel (PR), a cerca de 500 quilômetros de distância. A nova etapa, feita durante a convenção, conectando João Pessoa e Curitiba, ultrapassou 3 mil quilômetros, estabelecendo um novo recorde na América Latina.

“Já realizamos uma telecirurgia em paciente humano no Paraná e agora testamos com animais aqui na Paraíba, dentro de todos os critérios éticos. A próxima etapa será a realização de cirurgias humanas a partir de João Pessoa, com total segurança e acompanhamento técnico”, revelou Dr. Gualter.

O médico ressaltou que o projeto também tem caráter formativo e social. “A Unimed João Pessoa se prepara para se tornar um polo nacional de treinamento em cirurgia robótica e telecirurgia, capacitando profissionais de todo o Norte, Nordeste e países da América Central. Outros polos, em Curitiba e Sorocaba (SP), atenderão o Sudeste e outras regiões da América do Sul.

Entre as vantagens do procedimento estão menor sangramento, redução do tempo cirúrgico e de internação, recuperação mais rápida e menor risco de complicações. “A tecnologia não substitui o médico. Ela é uma aliada poderosa, que amplia a precisão, a segurança e a humanização no cuidado ao paciente”, concluiu Dr. Gualter Ramalho.

Com o sucesso do teste experimental, a Paraíba se consolida como referência nacional em inovação médica, abrindo caminho para a realização da primeira cirurgia robótica humana teleassistida do Nordeste nas próximas semanas.

 

COMPARTILHE

Bombando em Blogs

1

Blogs

Esperança e confiança em Deus, a lição do Salmo 31 que inspira Fé e coragem

2

Blogs

UNESCO aprova primeira recomendação global sobre uso ético da neurotecnologia

3

Blogs

Carreira médica em transformação: sobrecarga, adoecimento e o futuro da profissão são debatidos no Click Saúde

4

Blogs

Quando o medo chegar, deixe a Fé falar mais alto

5

Blogs

Doação de sangue: Hemocentro da Paraíba alerta para baixa adesão e reforça importância de manter estoques estáveis