Nocaute

Derrick Lewis atropela Gabriel Napão no primeiro round no UFC Croácia

Peso-pesado americano nocauteia o brasileiro faltando 12s para o fim do round e chega à terceira vitória consecutiva; já Napão sofreu sua quarta derrota em cinco lutas

Derrick Lewis atropela Gabriel Napão no primeiro round no UFC Croácia

Principais lutas — Foto:Divulgação

Na penúltima luta do UFC Croácia, o peso-pesado brasileiro Gabriel Napão encarou o americano Derrick Lewis e não conseguiu resistir ao poderio físico do adversário, sendo nocauteado aos 4m48s do primeiro round. Napão teve chance de vencer a luta quando levou Lewis para o chão, mas não soube aproveitar a oportunidade, sofrendo a 11ª derrota em 28 lutas. Já Derrick Lewis venceu pela 15ª vez em 20 lutas.

A luta começou com Lewis acertando um chute alto em Napão, que Napão pareceu sentir o impacto, indo para a grade. O americano  travou a luta e Napão aproveitou para derrubá-lo, ficando por cima no chão. Lewis deu as costas e Napão não conseguiu mantê-lo sob domínio, voltando a lutar em pé, mas cinturando o americano. Lewis livrou-se da posição e aplicou alguns golpes duros na cabeça do brasileiro, que teve de se proteger na grade. 

O árbitro Marc Goddard separou os dois e a disputa voltou a acontecer no meio do octógono, mas Napão mais uma vez travou Lewis na grade. A falta de ação irritava o público, que vaiava. Lewis tentava aplicar joelhadas na linha de cintura do brasileiro, que se defendia. Após se afastar, Lewis atacou com disposição, acertando o rosto de Napão com dois golpes de direita, fazendo o brasileiro cair já sem reação, forçando o árbitro a interromper o combate.

Interrupção médica dá vitória a Francis Ngannou sobre Curtis Blaydes

Uma lesão no olho direito, decorrente de fortes golpes sofridos no decorrer da luta, determinou a vitória do peso-pesado camaronês Francis Ngannou sobre o americano Curtis Blaydes no intervalo do segundo para o terceiro round no UFC Croácia. Esta foi a primeira derrota da carreira de Curtis Blaydes em seis lutas, e a sétima vitória do camaronês em oito combates.

A luta foi equilibrada no primeiro round, com destaque para a força física e a melhora na defesa de quedas de Ngannou e no wrestling de Blaydes, que o fez lutar em igualdade de condições em diversos momentos do combate. Após um primeiro round parelho, o camaronês passou a levar vantagem no segundo round, principalmente lutando em pé. O americano sentiu os golpes no olho direito, que ficou totalmente fechado, mas não alterou o seu ritmo de luta, ainda que passasse a proteger a área lesionada com mais frequência. Na volta para o terceiro round, o médico examinou o olho e constatou que Blaydes não conseguia enxergar, e determinou que o árbitro encerrasse a luta. O americano desesperou-se no octógono, chorou muito, mas teve que aceitar a decisão.

Timothy Johnson vence Marcin Tybura em luta sonolenta

Em uma luta truncada e com poucos momentos de emoção, o peso-pesado americano Timothy Johnson fez uma luta sonolenta contra o polonês Marcin Tybura e venceu por decisão unânime dos juízes (triplo 29-28). Sem muitos momentos de emoção, o duelo foi marcado pela movimentação precária dos dois atletas e do tempo em que a luta ficou na grade, com Johnson pressionando Tybura e ganhando pontos importantes. Um momento de destaque do combate foi um chute alto do polonês que acertou em cheio na cabeça do americano, ocasionando um hematoma que chamou atenção no fim do terceiro round.

Jan Blachowicz vence por pontos luta empolgante contra Igor Pokrajac

Ídolo local na Croácia, o veterano meio-pesado Igor Pokrajac – que recentemente foi recontratado pelo UFC – tentou, mas não conseguiu vencer o polonês Jan Blachowicz no card principal do evento de estreia da organização em seu país. Melhor fisicamente, Blachowicz teve trabalho diante da resistência do rival, mas levou a melhor por decisão unânime dos juízes (triplo 29-28).

Empolgado por lutar em casa e com o apoio maciço da torcida, Pokrajac foi para cima de Blachowicz, sendo derrubado pelo polonês e ficando por baixo no chão. O polonês não trabalhou bem seu jogo no solo e acabou perdendo as costas do croata, ficando por baixo no chão. Pokrajac começou a fazer pressão, mas Blachowicz aplicava pedaladas perigosas. O croata aproveitou um vacilo do polonês para fazer a montada e tentar a guilhotina, sem sucesso.

O segundo round foi um show de trocação dos dois lutadores. Ambos passaram a buscar a luta franca, e houve chance de nocaute das duas partes. Mostrando muito coração e resistência, tanto Pokrajac quanto Blachowicz atacavam para acabar a luta, e levantavam a plateia a cada golpe. 

No terceiro round, mesmo desgastados pelo intenso round anterior, os dois lutadores mantiveram a luta em giro alto. Após tentativas de golpes fortes de ambas as partes, Jan Blachowicz conseguiu derrubar Igor Pokrajac e manteve a pressão por cima, evitando que o rival conseguisse se levantar. Cansado, o croata tentava, mas não conseguia desvencilhar-se do polonês, ficando entregue no chão até o fim da luta.

Maryna Moroz supera empolgação de Cristina Stanciu e vence por unanimidade

Vinda de derrota contra Valerie Letourneau, a peso-palha ucraniana Maryna Moroz encarou a estreante romena Cristina Stanciu na abertura do card principal do UFC Croácia, e saiu com a vitória por decisão unânime dos juízes (triplo 30-27) em uma luta movimentada e bastante disputada tanto em pé quanto no chão.

Cristina Stanciu começou a luta agredindo Maryna Moroz com um chute alto e uma sequência de golpes, imprensando a ucraniana na grade, e encaixando uma guilhotina e, ao perder a posição, indo para o triângulo e depois para uma chave de tornozelo. Moroz se defendia como podia, até que conseguiu estabilizar-se na guarda da romena, e em seguida voltou a lutar em pé. Aparentando estar mais inteira fisicamente, Maryna Moroz derrubou a rival e, por cima no chão, fechou o cadeado na cintura da ucraniana e tentou o estrangulamento até o intervalo.

Após quase meio round de estudos, as duas lutadoras partiram para o combate, e depois de golpes duros trocados de parte a parte, Stanciu levou a luta para o chão e tentou uma chave reta de joelho, defendida por Moroz, que fez a transição para as costas e agrediu a romena por algum tempo, até que ela se livrasse da posição e voltasse a lutar em pé, já faltando segundos para o intervalo.

No terceiro round, já claramente mais cansada que sua adversária, Cristina Stanciu já não agredia Maryna Moroz como no começo do combate, facilitando as coisas para a ucraniana, que mostrava melhor preparo físico e controlava o andamento do combate. Após uma investida da romena, a luta foi para o chão e Moroz tentou aplicar um armlock. Stanciu ainda tentou um triângulo invertido, mas Moroz livrou-se e passou a investir na chave de braço. O golpe estava encaminhado, mas a romena resistiu até o fim da luta.

Combate

COMPARTILHE

Bombando em Nocaute

1

Nocaute

“Pensei que tinha apagado”, diz Charles do Bronx sobre Tsarukyan no UFC 300

2

Nocaute

UFC 300: Poatan nocauteia Jamahal Hill no primeiro round e pede vaga no UFC Rio

3

Nocaute

PFL: após “correria” em 2023, Bruno Robusto aposta no planejamento para faturar título

4

Nocaute

Patricky Pitbull sobre rival na estreia na PFL: “Espero que caia babando”

5

Nocaute

Jon Jones diz que agente antidoping inventou história sobre agressão