Nocaute

Guardião da história: pai de Lyoto revela ter conservado ossos de Conde Koma

Após uma enchente ter destruído túmulo do mestre de Carlos e Helio Gracie, Yoshizo Machida lavou e guardou na academia os restos mortais do precursor do jiu-jítsu no Brasil

Guardião da história: pai de Lyoto revela ter conservado ossos de Conde Koma

Um forte laço une as famílias Gracie e Machida. Expoentes do jiu-jítsu e do caratê, respectivamente, elas tem em Mitsuyo Maeda, o Conde Koma, um elo até certo ponto surpreendente. Se nos primeiros passos da arte suave no Brasil, o japonês foi peça fundamental ao ensinar suas técnicas para Carlos Gracie, por outro, Yoshizo Machida tem sido de grande valia na preservação da história de seu compatriota.

Yoshizo não sabe precisar, mas contou que, há mais de 30 anos, uma tempestade destruiu o túmulo de Conde Koma no cemitério Santa Isabel, em Belém. Para impedir que os ossos do precursor do jiu-jítsu se perdessem, Machida coletou, limpou todos com álcool e guardou em uma caixa em sua academia durante dois anos. Neste período, ele entrou em contato com o reitor de uma universidade no Japão e conseguiu que a instituição bancasse a reconstrução do mausoléu de Maeda.

– Fizemos tudo de primeira. Mandamos fazer as pedras, o governador do Pará deu o espaço para o túmulo, construí e trouxe os ossos para cá. Vim todos os dias acompanhar a obra, durante quase um mês. Foi muito bem feito – contou Yoshizo, ao Combate.com.

A preocupação de Machida com a história de Conde Koma é nítida. O patriarca da família recebeu a reportagem em sua academia e, ao perceber o interesse na história, prontificou-se, imediatamente, a levar o Combate.com até o túmulo de Mitsuyo Maeda e de sua esposa, a inglesa Daisy May.

Chegando ao local, Yoshizo rapidamente notou que a foto de Conde Koma havia sido roubada e lamentou. Pouco depois, deu algumas explicações sobre o material usado para construir o túmulo e, ao reparar algumas pedras quebradas, sentenciou.

– Tenho que voltar aqui para consertar isso.

Conde Koma com a esposa e a filha Celeste (Foto: Reprodução)

Importância de Conde Koma para o jiu-jítsu brasileiro – A história do jiu-jítsu no Brasil nos remete ao início do século XX, quando Conde Koma – que no Brasil adotou o nome de Octávio – chegou em Belém. Pioneiro na disseminação da arte suave pelo mundo, ele se apaixonou pela cidade e decidiu fixar moradia, em 1914. Sete anos depois, recebeu um convite para montar sua academia na sede social do Remo, mas foi em uma apresentação feita no Teatro da Paz que Carlos Gracie se interessou pelas técnicas do japonês, que o ensinou e fez o jiu-jítsu ganhar o mundo de vez a partir dali.

Conde Koma morou na Vila Bolonha e morreu aos 63 anos, vítima de insuficiência renal. Atualmente, sua casa é mantida por Abel Lopes de Oliveira, que é casado com Clívia, uma das filhas adotivas de Maeda – a outra, Celeste, casou-se com um americano, se mudou para os Estados Unidos, porém, viria a falecer em um acidente aéreo.

A ideia de Abel, que orgulha-se da história do Conde Koma e guarda diversas lembranças, além de não mexer na fachada da residência, que possui as iniciais “M M”, de Mitsuyo Maeda, é transformar o local em uma fundação em homenagem a ele.

Além disso, recentemente uma passagem próxima ao local recebeu o nome de Praça Conde Koma, graças a um pedido de Abel às autoridades. Sua intenção é a construção de um busto para ser colocado lá.

História do Conde Koma é pouco conhecida até mesmo em Belém (Foto: Reprodução)

Neste sábado, Belém receberá o seu primeiro card do UFC, com o baiano radicado no Pará Lyoto Machida na luta principal. O peso-médio exaltou a importância de Conde Koma.

– O Conde Koma foi um cidadão japonês, que divulgou muito o jiu-jítsu aqui. A importância dele foi grande, ele lutava em teatros e ginásios aqui, em Belém, desafiando todo mundo. Ele viajava o mundo fazendo isso, mas escolheu Belém para se firmar, formar a família dele e, por coincidência ou não, encontrou Carlos e Helio Gracie, espalhando a semente do jiu-jítsu, que está no mundo inteiro – destacou, lamentando que Maeda não receba a importância que merece.

– Totalmente (desconhecido), só conhece o Conde Koma, o Mitsuyo Maeda, quem realmente passou a estudar e a praticar o jiu-jítsu. Aí, sim, sabe quem era ele. Ele fazia intercâmbio com o Japão, com o pessoal do Pará. Teve importância não só dentro do esporte, como no meio social.

O Combate transmite o UFC Belém ao vivo e na íntegra a partir de 21h40 (horário de Brasília) de sábado. O SporTV 3 exibe as duas primeiras lutas do card preliminar ao vivo junto com o Combate.com, que acompanha todo o torneio em Tempo Real. Na sexta-feira, Combate e Combate.com transmitem a pesagem cerimonial ao vivo a partir de 19h45. Confira o card completo:

UFC Belém                         
3 de fevereiro de 2018, no Pará (BRA)
CARD PRINCIPAL (1h, no horário de Brasília):
Peso-médio: Lyoto Machida x Eryk Anders
Peso-galo: John Dodson x Pedro Munhoz
Peso-mosca: Valentina Shevchenko x Priscila Pedrita
Peso-leve: Michel Trator x Desmond Green
Peso-pesado: Timothy Johnson x Marcelo Golm
Peso-médio: Thiago Marreta x Anthony Smith
CARD PRELIMINAR (22h, no horário de Brasília):
Peso-meio-médio: Serginho Moraes x Tim Means
Peso-leve: Alan Nuguette x Damir Hadzovic
Peso-galo: Douglas D’Silva x Marlon Vera
Peso-galo: Iuri Marajó x Joe Soto
Peso-mosca: Deiveson Figueiredo x Joseph Morales
Peso-palha: Polyana Viana x Maia Stevenson

Fonte: Combate.com

COMPARTILHE

Bombando em Nocaute

1

Nocaute

Jiri Prochazka pede revanche com Alex Poatan “o mais rápido possível”

2

Nocaute

“Pensei que tinha apagado”, diz Charles do Bronx sobre Tsarukyan no UFC 300

3

Nocaute

UFC 300: Poatan nocauteia Jamahal Hill no primeiro round e pede vaga no UFC Rio

4

Nocaute

PFL: após “correria” em 2023, Bruno Robusto aposta no planejamento para faturar título

5

Nocaute

Patricky Pitbull sobre rival na estreia na PFL: “Espero que caia babando”