Nocaute

Valentina diz saber o que esperar de Joanna: “Eu já toquei nela, conheço seus golpes e velocidade”

Quirguistanesa relembra as três vitórias que conseguiu sobre a polonesa no muay thai no passado e festeja enfrentar uma adversária que não tenha medo: "É isso que eu quero!".

Valentina diz saber o que esperar de Joanna: "Eu já toquei nela, conheço seus golpes e velocidade"

Quem presta atenção ao semblante de Valentina Shevchenko na semana da luta contra Joanna Jedrzejczyk, que será o co-evento principal do UFC 233 no próximo sábado, e Toronto, custa a acreditar que a quirguistanesa estará disputando o seu sonhado cinturão do UFC no peso-mosca. Calma, serena e muito sorridente, a lutadora aparenta não sentir o peso de ter pela frente a luta mais importante de sua vida. Em entrevista exclusiva ao Combate.com no Canadá, Shevchenko relembrou as três vitórias que teve sobre Jedrzejczyk no muay thai, e deixou claro que a sua tranquilidade vem de enfrentar um desafio conhecido.

– Eu já sei o que esperar dessa luta. Tenho esse sentimento de lutar contra alguém conhecido. Eu já toquei nela, já medi a potência dos seus golpes e a sua velocidade. Mas o mais importante para mim, nessa luta, é eu ser eu mesma. Lutar como sempre luto. Na nossa luta em 2006, nós disputávamos o Campeonato Mundial em que tínhamos só nove dias para descanso, então nem tivemos tempo de recuperação. Naquela oportunidade, Joanna foi logo a minha primeira luta, então não tive tempo para curtir essa vitória. Eu tinha mais quatro lutas na sequência. Qual seria a minha meta? Vencer só uma luta ou ganhar a medalha de ouro? Em 2006 e em 2007 foi isso, apenas o primeiro degrau. Em 2008 foi diferente. Fizemos a final do Mundial, e eu me senti muito confiante. Logo depois dessa luta, decidi subir de categoria e, assim que deixei os 57kg, Joanna foi campeã nessa categoria.

Para Valentina, a luta contra Joanna será disputada basicamente em pé, com muita trocação e energia. A ex-desafiante ao cinturão peso-galo do UFC aproveitou para esclarecer que jamais foi inimiga da polonesa, e que a relação das duas, apesar da rivalidade, é de respeito.

– Essa nossa luta será de muita trocação, porque Joanna gosta de lutar em pé, e eu também tenho meu muay thai, então será uma boa luta de duas grandes trocadoras.

Todos conhecem a luta dela. Joanna sabe defender quedas muito bem, e é ótima na trocação. Ela nunca tenta a luta agarrada antes de tentar lutar em pé. Não sou inimiga da Joanna. E nesse universo do muay thai nós não seríamos amigas, porque fomos o tempo inteiro oponentes. Mas nos respeitamos e temos uma mentalidade esportiva, temos respeito uma pela outra. Claro, que com o passar do tempo e de nossa rivalidade, acabamos nos falando mais, mas repito: Nós não somos inimigas. Deixamos isso muito claro. Somos rivais.

Um dos objetivos de Shevchenko é não deixar a decisão de sua luta contra Jedrzejczyk nas mãos dos juízes laterais. Finalizar o combate o quanto antes é, para ela, a mensagem que precisa ser passada a todas as demais componentes da categoria, e também mostrar que tem nas mãos o poder de decidir suas disputas.

– Meu jogo é muay thai, tenho muitos títulos nessa modalidade e posso encerrar uma luta com ele. Quero finalizar a luta o mais cedo possível. Não quero deixar a decisão para os árbitros. Eu sempre prefiro ter todo o poder de decisão do resultado em minhas mãos.

Perguntada sobre a declaração de Jedrzejczyk de que as três derrotas no muay thai não afetam em nada o seu psicológico e o seu foco na luta de sábado, Shevchenko se disse feliz por saber que terá pela frente uma adversária que não teme enfrentá-la.

– Acho legal que ela diga isso (que três derrotas não afetam), não tenho nada contra isso. Essa é a luta que eu quero. Contra alguém que não tenha medo. Para mim, já é bom simplesmente lutar. Não importa se é para um cinturão ou não. Importante é lutar. Sou uma artista marcial. Lutar para mim já é um privilégio, me sinto muito bem em relação a isso.

Conhecida por encarar suas adversárias com intensidade, Joanna Jedrzejczyk não surpreenderá Valentina Shevchenko se repetir o que fez com suas últimas rivais. A quirguistanesa, no entanto, preferiu não dizer o que a polonesa verá quando olhar em seus olhos.

– A encarada deve ser do mesmo jeito de sempre, porque não temos nada estranho entre nós e nada mudou. Vai ser uma encarada intensa, não acho que vá ser indiferente. Vocês devem perguntar a ela o que ela terá visto nos meus olhos. Ela saberá.

Há quatro dias em Toronto, Shevchenko disse que teve alguns momentos de descontração na cidade, mas garantiu que sua preocupação em que nada dê errado para sábado a impediu de se divertir de verdade nas horas vagas.

– Estou me sentindo muito bem. Cheguei no domingo em Toronto e já pude treinar aqui. Eu até posso me divertir antes dos compromissos que teremos, mas não é me divertir de verdade. Tenho uma luta pela frente, e estamos no inverno aqui, então preciso tomar cuidados, me agasalhar. Tenho que perder peso, me cuidar com qualquer resfriado. O que quer que eu faça, preciso ter na cabeça que preciso me cuidar, porque tenho uma disputa de cinturão pela frente.

A amizade entre Valentina e sua irmã, Antonina, é um ponto importante da vida da lutadora. Mesmo em fase final de preparação para a luta de sábado, ela esteve no córner de Antonina no último fim de semana em Las Vegas, e garantiu que a sua vitória sobre Ji Yeon Kim no TUF 28 Finale a motivou ainda mais para a sua luta.

– Minha irmã venceu a primeira luta dela no UFC, e isso me motiva muito. Nós temos nossas metas, e sempre queremos fazer uma comemoração dupla. Ela fez o trabalho dela, passou pelo degrau que tinha que passar, e agora tenho que passar pelo meu. Depois de fazer o que tenho que fazer, podemos comemorar juntas.

O Combate transmite o UFC 231 ao vivo, na íntegra e com exclusividade no próximo sábado, dia 8 de dezembro, a partir de 21h (horário de Brasília). O SporTV 3 e o Combate.com transmitem as duas primeiras lutas do card preliminar em vídeo, e o site acompanha todo o evento em Tempo Real.

UFC 231                         
8 de dezembro de 2018, em Toronto (CAN)
CARD PRINCIPAL (1h, horário de Brasília):                         
Peso-pena: Max Holloway x Brian Ortega
Peso-mosca: Valentina Shevchenko x Joanna Jedrzejczyk
Peso-meio-pesado: Jimi Manuwa x Thiago Marreta
Peso-meio-médio: Alex Cowboy x Gunnar Nelson
Peso-pena: Hakeem Dawodu x Kyle Bochniak
CARD PRELIMINAR (21h, horário de Brasília):                   
Peso-palha: Cláudia Gadelha x Nina Ansaroff
Peso-mosca: Katlyn Chookagian x Jessica Eye
Peso-médio: Elias Theodorou x Eryk Anders
Peso-leve: Olivier Aubin-Mercier x Gilbert Durinho
Peso-meio-pesado: Devin Clark x Aleksandar Rakic
Peso-galo: Brad Katona x Matthew Lopez
Peso-meio-médio: Chad Laprise x Dhiego Lima

Fonte: Combate.com

COMPARTILHE

Bombando em Nocaute

1

Nocaute

“Pensei que tinha apagado”, diz Charles do Bronx sobre Tsarukyan no UFC 300

2

Nocaute

UFC 300: Poatan nocauteia Jamahal Hill no primeiro round e pede vaga no UFC Rio

3

Nocaute

PFL: após “correria” em 2023, Bruno Robusto aposta no planejamento para faturar título

4

Nocaute

Patricky Pitbull sobre rival na estreia na PFL: “Espero que caia babando”

5

Nocaute

Jon Jones diz que agente antidoping inventou história sobre agressão