Censo

41 milhões de brasileiros respondem ao questionário do IBGE; Dados representam 19% da população

Já foram visitados aproximadamente 18 milhões de domicílios e a expectativa é que toda a população seja entrevistada até 31 de outubro.

41 milhões de brasileiros respondem ao questionário do IBGE; Dados representam 19% da população

Os cidadãos estão respondendo ao questionário de forma presencial, por telefone ou pela internet. — Foto:Reprodução

Cerca de 41 milhões brasileiros já responderam ao Censo Demográfico 2022, o que representa 19% da população. Em três semanas de coleta de dados,  conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já foram visitados aproximadamente 18 milhões de domicílios e a expectativa é que toda a população seja entrevistada até 31 de outubro.

Segundo o Instituto, até o momento o trabalho está correndo como o previsto: “Estamos percorrendo todo o país, mas fazer um censo é sempre um grande desafio. Desde semana passada, iniciamos a coleta dos povos indígenas, e nesta semana iniciamos as comunidades quilombolas, população recenseada pela primeira vez a partir desse Censo”, informou o IBGE em nota.

Serão recenseados os indígenas residentes dentro ou fora de suas terras, em áreas urbanas ou rurais, além dos provenientes de outros países. Todas as comunidades e aldeias, independentemente de terem sido ou não previamente mapeadas, vão ser visitadas. A primeira etapa é explicar o Censo Demográfico para as lideranças indígenas e sensibilizá-las para permitir a entrada dos recenseadores nas aldeias.

Segundo o IBGE, o Censo Demográfico 2010 foi a primeira pesquisa que registrou a quantidade de etnias e de línguas indígenas existentes no Brasil. Foram contados 896,9 mil indígenas de 305 etnias ou povos e falantes de 274 línguas. A segunda etapa, neste ano, é a aplicação de um questionário sobre a aldeia ou a comunidade, com perguntas sobre a infraestrutura, o acesso aos recursos naturais, à educação, à saúde, hábitos e práticas. Em seguida, os recenseadores vão visitar todas as habitações para fazer as entrevistas com as famílias residentes.

Evillyn Alves, de 20 anos, é agente censitário municipal do IBGE em Ibiara-PB, cidade com cerca de 5 mil habitantes. Ela contou que muitas pessoas desconhecem a relevância da pesquisa para o país devido à falta de divulgação. “Vejo que a pesquisa não é bem divulgada como deveria ser, porque é muito relevante para a população brasileira. A divulgação não é efetiva. Os brasileiros não sabem a importância do Censo e não levam a sério como deveriam, infelizmente”, lamentou.

Os cidadãos estão respondendo ao questionário de forma presencial, por telefone ou pela internet. Esta é a primeira vez que é oferecida a possibilidade de participação no Censo por telefone; na última operação, já havia a opção de participação pela internet. No entanto, só é possível responder de forma remota, após visita do recenseador ao domicílio, mediante um ticket eletrônico. 

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Professor negro preso injustamente é solto em São Paulo

2

Brasil

Ministros do STF veem “informações desencontradas” no caso X e avaliam reação

3

Brasil

Noiva cai na piscina e morre após infartar durante festa do próprio casamento

4

Brasil

Motorista de aplicativo e mototaxista dizem que idoso estava vivo quando entrou no carro

5

Brasil

Anvisa adia para amanhã debate sobre proibição do cigarro eletrônico