Suspeita

Anvisa vai vistoriar navio atracado em Santos após estivadores dizerem que tripulação tossia e espirrava

A Anvisa informou por meio de nota na manhã deste domingo (26) que não são casos suspeitos até o momento, mas que irá subir a bordo para apurar.

Anvisa vai vistoriar navio atracado em Santos após estivadores dizerem que tripulação tossia e espirrava

Trabalhadores usando luvas e máscaras levantaram suspeita — Foto:Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai vistoriar um navio que saiu da Índia e está atracado no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, após estivadores dizerem que viram a tripulação tossir e espirrar. A embarcação, de bandeira liberiana, também passou pela África do Sul e aguarda embarque de soja a granel.

Segundo informações do Sindicato dos Estivadores de Santos (Sidestiva), o navio KM Singapore atracou na noite de sábado (25) e os estivadores levantaram a suspeita de que os tripulantes estariam contaminados pelo coronavírus já que viram a tripulação com tosse, espirros e os operadores responsáveis pelo Terminal Exportador do Guarujá (TEG) subirem no navio com luvas e máscaras.

A Anvisa informou por meio de nota na manhã deste domingo (26) que não são casos suspeitos ou que se encaixam na definição de suspeitos até o momento. O órgão ainda ressaltou que vai subir a bordo para apurar o caso de qualquer forma e o que o uso de máscara aconteceu por conta de uma proteção contra poeira.

Já a Santos Port Authority (SPA), que administra o Porto de Santos, informou que a Guarda Portuária foi acionada por um trabalhador portuário autônomo sobre a situação do navio e que imediatamente acionou o setor de Saúde da Gerência de Segurança do Trabalho da SPA. Ainda não há relatos de quantos dias a embarcação vai permanecer no Porto de Santos.

Confira a nota na íntegra da Santos Port Authority (SPA)

A Santos Port Authority (SPA) recebeu informações, na manhã deste domingo (26), de que a tripulação do navio KM Singapore, atracado na margem esquerda do Porto de Santos, estava usando máscaras e luvas. Isto que gerou preocupação por parte dos trabalhadores portuários avulsos, tendo em vista aos novos casos de Coronavírus ocorridos na China e em outros países.

A SPA já repassou essas informações à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é a Autoridade Sanitária responsável pelo monitoramento das embarcações que operam no Porto de Santos, para que sejam verificadas as ações preventivas que devem ser adotadas, caso seja necessário. Em resposta, a Anvisa disse estar ciente e acompanhando a situação de perto.

Confira a nota na íntegra da Anvisa

A história é que se trata de um navio vindo da India e no qual haviam trabalhadores asiáticos usando luvas e máscaras. Os estivadores viram os trabalhadores do navio Km Singapore usando máscaras e espirrando o que pode ter causado pânico. Porém, não são casos suspeitos ou que se encaixam na definição de suspeitos até o momento. Em complemento, esclarecemos que estas são informações do momento. Podemos fazer uma atualização mais tarde se a equipe da Anvisa se Santos tiver novidades.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Tutor é preso suspeito de matar o próprio pitbull após animal atacar cão da vizinha

2

Brasil

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

3

Brasil

Mãe e filha moram em McDonald’s há três meses; dupla é suspeita de calotes e foi condenada por injúria racial

4

Brasil

Morre o cantor Anderson Leonardo, ícone do grupo Molejo, aos 51 anos

5

Brasil

‘X’ alega ao STF que falha técnica permitiu divulgação de live por perfis bloqueados