Brasil

Após denúncias de fura fila em vacinação, prefeito de Manaus vai proibir fotos de vacinação nas redes

'Você se vacinou, fique para você. Você não precisa compartilhar em rede social', disse David de Almeida em transmissão ao vivo.

Após denúncias de fura fila em vacinação, prefeito de Manaus vai proibir fotos de vacinação nas redes

Prefeito de Manaus, David Almeida — Foto:Edmar Barros/Futura Press

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), disse em transmissão ao vivo no Facebook na noite de terça-feira (19), que os profissionais de saúde da cidade não poderão publicar registros da vacinação contra a covid-19 nas redes sociais.

“A secretária está neste momento com uma portaria proibindo a divulgação em rede social dentro das unidades. Você se vacinou, fique para você. Você não precisa compartilhar em rede social. Essa é a determinação, esse é o pedido”, declarou.

A decisão ocorreu após a disseminação de boatos refutados pela prefeitura de que moradores fora do grupo prioritário teriam recebido a vacina. Na transmissão, Almeida disse que uma das “polêmicas” foi uma fotografia postada em rede social de uma pessoa tomando outro tipo de injeção. “Aquilo não é a vacina da covid-19. A nossa seringa é diferente”, alegou. “Portanto, se requer cuidado quando você posta, quando você comenta.”

Outro caso que teria atraído críticas foi a imunização de duas médicas recém-nomeadas em uma unidade básica de saúde. Segundo o prefeito, ambas começaram a trabalhar recentemente na rede pública após o afastamento de 122 profissionais da área por causa do novo coronavírus. “Elas estavam em serviço, no seu plantão”, justificou o prefeito. “Se encaixa perfeitamente naquilo que preconiza as normas ditadas pelo governo federal”, continuou.

A capital do Amazonas vive uma grave crise sanitária, com aumento de casos e internações pelo novo coronavírus, em meio à falta de fornecimento de oxigênio. Situação semelhante também é relatada em municípios do interior amazonense e do Pará.

A vacinação em Manaus começou na terça-feira, destinada prioritariamente a profissionais de saúde que atuam no atendimento de pacientes com covid-19. A gestão municipal diz que a cidade recebeu 40.072 doses.

Segundo boletim epidemiológico do governo amazonense, a capital está com ocupação de 94,3% nos leitos de UTI públicos e privados para pacientes com covid-19, média que é de 94,5% nos leitos de enfermaria. Na última terça-feira, 19, a cidade realizou 177 sepultamentos, dos quais 98 de casos confirmados ou suspeitos de covid-19. Há um mês, em 19 de dezembro, foram realizados 39 sepultamentos na cidade, dos quais sete eram de vítimas da doença.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

PGR denuncia Carla Zambelli e Walter Delgatti por invasão ao site do CNJ

2

Brasil

Receita Federal abre hoje consulta ao lote residual de restituição do imposto de renda

3

Brasil

INSS antecipa primeira parcela do 13º dos aposentados; pagamento será feito junto com benefício de abril

4

Brasil

Lula anuncia inclusão de 1,2 milhão de alunos no programa Pé-de-Meia

5

Brasil

Avião faz pouso forçado em rodovia após falha no motor no interior de São Paulo